A Rússia “não tem necessidade” de usar armas nucleares para atingir seus objetivos na Ucrânia, disse o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, nesta terça-feira (16).

“Do ponto de vista militar, não há necessidade de usar armas nucleares na Ucrânia para atingir nossos objetivos”, disse Shoigu a participantes de uma conferência sobre segurança internacional em Moscou.

“O principal objetivo das armas nucleares russas é deter um ataque nuclear, seu uso é limitado a circunstâncias de emergência, que são definidas em documentos orientadores russos abertos ao público”, acrescentou.

“Neste contexto, a especulação está se espalhando na mídia sobre o suposto uso de armas nucleares táticas russas durante uma operação militar especial ou sobre a prontidão para usar armas químicas. Todas essas informações são uma mentira absoluta”, disse Shoigu.

Ucrânia pede novas sanções à Rússia

A Ucrânia pediu novas sanções à Rússia e destacou as consequências da catástrofe na maior usina nuclear da Europa, onde novos bombardeios nas proximidades renovaram um jogo de culpa entre os dois lados.

O órgão de vigilância nuclear mundial disse que o mundo corre o risco de um desastre se os combates não pararem. Autoridades instaladas na Ucrânia e na Rússia trocaram acusações sobre quem é responsável pelos ataques perto da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky alertou os soldados russos que, se atacarem o local na cidade de Enerhodar, agora controlada pela Rússia, ou usá-lo como base para atirar, eles se tornarão um “alvo especial”.

“Se através das ações da Rússia ocorrer uma catástrofe, as consequências podem atingir aqueles que no momento estão em silêncio”, disse ele em um discurso na noite de segunda-feira, pedindo novas sanções ao setor nuclear da Rússia.

“Se agora o mundo não mostrar força e determinação para defender uma usina nuclear, isso significará que o mundo perdeu.”

(Com informações da Reuters)

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil