O Rock in Rio Brasil 2022 terá um espaço completamente dedicado à Amazônia, onde o público poderá conhecer melhor, através de experiências multissensoriais, a arte e a cultura presentes na maior floresta tropical do mundo.

A iniciativa é a proposta da 2ª edição da Nave, uma instalação audiovisual de 360 graus, que estará em uma das arenas olímpicas do evento, com o objetivo de levar aos participantes obras de mais de 50 artistas e ativistas da região Norte do país.

O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (14), durante um evento restrito a convidados, realizado no Museu do Amanhã, Zona Portuária do Rio. Além da experiência imersiva, oferecida ao público durante os sete dias do evento, a iniciativa também vai proporcionar às pessoas a possibilidade de acompanhar projeções mapeadas inspiradas na Amazônia, espalhadas em diferentes cartões postais da Cidade Maravilhosa.

“A Nave faz um mergulho na Amazônia contemporânea a partir da arte de diversos artistas, fazedores de cultura, ativistas… trazendo uma experiência sensorial, imersiva, em 360 graus, com projeções monumentais, uma sonoridade arrebatadora, pra dentro do Rock In Rio, mostrando que a cultura da Amazônia é muito potente e que é a cultura brasileira, também”, explicou a diretora artística visual do projeto, a paraense Roberta Carvalho.

“A gente vai ter um barco, que no fundo é uma aparelhagem, que é uma construção típica sonora da periferia de Belém”, acrescentou.

“A gente está revelando uma Amazônia completamente diferente do que as pessoas conhecem. Todo mundo conhece a exuberância da natureza e todas as problemáticas da Amazônia, somente do ponto de vista ambiental”, destacou o CEO do Rock in Rio, Luis Justo, à CNN.

“A gente traz um pouco às pessoas, da arte, da cultura, que acontece na Amazônia, dentro de uma experiência sensorial, dentro de uma arena com muita projeção mapeada, música, cheiro, então vai ser de fato uma viagem pra uma Amazônia completamente desconhecida através dessa Nave”, completou.

Dretora artística visual do projeto, Roberta Carvalho / Lucas Madureira

Festival em setembro

Depois de dois anos suspenso por causa da pandemia da Covid-19, o Rock in Rio Brasil 2022 acontece entre os dias 2 e 11 de setembro, e promete reunir quase 30 artistas e bandas nacionais e internacionais, no Palco Mundo.

Confira as atrações que irão se apresentar no Palco Mundo:

• 2 de setembro: Iron Maiden, Dream Theater e Sepultura;
• 3 de setembro: Post Malone, Jason Derulo, Marshmello e Alok;
• 4 de setembro: Justin Bieber, Demi Lovato, Migos e Iza;
• 8 de setembro: Guns N’ Roses, Måneskin, The Offspring e CPM 22;
• 9 de setembro: Green Day, Fall Out Boy, Billy Idol e Capital Inicial;
• 10 de setembro: Coldplay, Camila Cabello, Bastille e Djavan;
• 11 de setembro: Dua Lipa, Megan Thee Stallion, Rita Ora e Ivete Sangalo.

Fonte: CNN Brasil