O município do Rio prossegue em estado de alerta por causa das chuvas desde o final da tarde até a noite desta sexta-feira (1º). Segundo o sistema Alerta Rio, núcleos de chuva permaneciam atuando de forma estacionária sobre o litoral e regiões próximas aos Maciços da Pedra Branca e da Tijuca, ocasionando chuva de moderada a muito forte nessas regiões.

O estágio de alerta é o quarto nível, em uma escala de cinco, e significa que uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade ou há incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões.

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR-Rio), 57 sirenes de alerta foram acionadas em 31 morros e comunidades nas últimas 24 horas. Quando isso ocorre, moradores devem deixar suas casas e se agruparem em pontos de apoio seguros, previamente conhecidos, por rotas de fugas estabelecidas.

Por volta das 21h ainda havia, segundo o COR-Rio, 26 bolsões de águas nas ruas; sete alagamentos e cinco quedas de árvores na cidade. Entre os pontos mais atingidos, estavam a Rua Jardim Botânico, a Auto-Estrada Lagoa-Barra, a Avenida Maracanã e a Praça da Bandeira. Esta última recebeu a obra de um grande piscinão subterrâneo, ainda para os Jogos Olímpicos de 2016, mas que não foi suficiente para escoar a água.

Um dos motivos que agravou a situação na cidade foi a greve dos garis da companhia municipal de limpeza (Comlurb), o que gerou toneladas de lixo não recolhidas nas ruas, entupindo os bueiros e causando dificuldade no escoamento da água. Os garis interromperam a greve justamente por causa das chuvas, mas prometeram retomar a paralisação na próxima segunda-feira (4).

Toda a região metropolitana do Rio segue com alta possibilidade de escorregamento de encostas por causa da chuva acumulada. Por causa disso, a prefeitura recomenda à população que adie compromissos, permaneça em local seguro, só se desloque se estiver em área de risco e, em caso de sirene acionada, procure um ponto de apoio.

Na BR-101 sul, Rodovia Rio-Santos, há quatro pontos de interdição total por conta de alagamentos e deslizamentos, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF): km 596, km 592, km 456 e km 453. A PRF aconselha os motoristas a não transitarem na região.

Mais cedo, no km 578 da Rio-Santos, na parte da manhã, houve um deslizamento sobre o posto da PRF, que ficou destruído, mas sem a ocorrência de vítimas.

Fonte: Agência Brasil