O fim do recesso dos poderes Judiciário e Legislativo, que já têm pautas para as primeiras sessões do ano, e os testes de uma vacina contra o HIV, o vírus causador da AIDS, estão entre os destaques do 5 Fatos da manhã de 1º de fevereiro de 2022.

Bolsonaro vai a São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, devem visitar hoje as regiões afetadas pela chuva no estado de São Paulo. Eles vão se reunir com os prefeitos das cidades mais atingidas na prefeitura de Francisco Morato, na região metropolitana da capital paulista. Até o momento, pelo menos 24 pessoas morreram e as equipes de resgate seguem buscando por desaparecidos.

Recesso do Judiciário

O Poder Judiciário retoma as atividades nesta terça-feira (1º) após o fim do recesso. No Supremo Tribunal Federal (STF), a exigência do passaporte da vacina figura entre as pautas das sessões para o primeiro semestre deste ano, além da responsabilidade sobre conteúdos ofensivos na internet e a lei da ficha limpa. O Legislativo também deve retomar as atividades hoje.

Aliança entre Podemos e Cidadania

O Podemos, partido do pré-candidato à presidência Sergio Moro, aprovou na última segunda-feira a abertura de conversas para uma possível federação com o Cidadania, legenda que também avalia composição com o PSDB. O objetivo de Moro é buscar convergências para viabilizar uma candidatura da “terceira via”, envolvendo outros partidos. O Cidadania tem como pré-candidato o senador Alessandro Vieira, de Sergipe. Já o PSDB nomeou o governador de São Paulo, João Doria.

Vacinação suspensa no Rio

A cidade do Rio de Janeiro precisou suspender a vacinação de crianças sem comorbidades contra a Covid-19 por conta da falta de doses. A aplicação das vacinas para a faixa etária entre 5 a 11 anos será retomada quando a prefeitura receber novos lotes vindos do Ministério da Saúde. Na capital fluminense, cerca de 25% das crianças entre esse idade já receberam a primeira dose.

Vacina contra o HIV

A vacina experimental contra o HIV, o vírus causador da AIDS, foi aplicada ontem nos primeiros pacientes. O teste, intitulado IAVI G002, está sendo conduzido pela farmacêutica Moderna, que também produz imunizantes contra a Covid-19, em parceria com a International AIDS Vaccine Initiative (IAVI), uma organização de pesquisa científica sem fins lucrativos. Nos testes realizados no último ano, a vacina produziu resposta imune em 97% dos participantes.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Fonte: CNN Brasil