Relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) divulgado na semana passada mostra que o número de brasileiros em situação de insegurança alimentar grave ou moderada atinge quase um terço da população.

Neste episódio do E Tem Mais, Muriel Porfiro fala sobre os números do Brasil neste levantamento em 2021, que colocaram o país de volta no Mapa da Fome da ONU, além do aumento da inflação ligada à alta dos alimentos, que agrava essa situação.

Participam da conversa Daniel Balaban, representante no Brasil do Programa Mundial de Alimentos da ONU e diretor do Centro de Excelência contra a Fome, e Sérgio Vale, especialista CNN l em economia.

O mesmo estudo da ONU revelou que aproximadamente 350 milhões de pessoas em todo o mundo passaram a sofrer do mesmo problema durante a pandemia de Covid-19.

O quadro é agravado pelo processo inflacionário global e nesse quesito o Brasil está acima da média: a alta de preços em 12 meses acumulou 11,8% até junho, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre os países do G20, a inflação brasileira fica atrás de Turquia, Argentina e Rússia. 

A reportagem procurou o governo federal para falar sobre a volta do país ao Mapa da Fome, mas a Secom (Secretaria de Comunicação) e o Ministério do Desenvolvimento Social não responderam ao podcast.

Conheça outros podcasts da CNN Brasil:

CNN Money

Horário de Brasília

WW

À Prioli

No Lucro CNN

Semana de 22 – Bem mais que o modernoso

Entre Vozes

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast E Tem Mais, com apresentação de Carol Nogueira
Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã / CNN

(Publicado por Carolina Farias)

Fonte: CNN Brasil