O Reino Unido fornecerá à Ucrânia sistemas de lançamentos múltiplos de foguetes que podem atingir alvos a até 80 quilômetros de distância, informou o governo britânico, em um movimento coordenado com os Estados Unidos em resposta à invasão da Rússia.

O secretário de Defesa, Ben Wallace, disse que o apoio da Grã-Bretanha à Ucrânia mudaria à medida que as táticas da Rússia evoluíssem, explicando o presente dos sistemas de lançamento múltiplo M270.

“Esses sistemas de foguetes de lançamento múltiplo altamente capazes permitirão que nossos amigos ucranianos se protejam melhor contra o uso brutal de artilharia de longo alcance, que as forças de Putin usaram indiscriminadamente para arrasar cidades”, disse Wallace em comunicado.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na semana passada que Washington forneceria à Ucrânia sistemas de foguetes de artilharia de alta mobilidade M142, ou HIMARS, depois de receber garantias de Kiev de que não seria usado para atingir alvos dentro do território russo.

Resposta

Putin disse que os carregamentos de armas “não são novidade”, mas alertou que haverá uma resposta se os Estados Unidos fornecerem munições de longo alcance para os sistemas HIMARS.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos disse que estava fornecendo à Ucrânia quatro sistemas M142 HIMARS, juntamente com o Sistema de Foguetes de Lançamento Múltiplo Guiado, que disse ter um alcance de mais de 64 km.

A Grã-Bretanha disse que as tropas ucranianas serão treinadas sobre como usar os novos lançadores, depois de anunciar anteriormente que treinaria pessoal ucraniano para usar veículos blindados.

Fonte: CNN Brasil