O rei Charles III fez sua primeira mensagem de Natal em homenagem à sua falecida mãe, a rainha Elizabeth II.

Ecoando as palavras de sua mãe em sua última mensagem de Natal, em que ela falou sobre sua dor pela perda de seu marido, o príncipe Philip, Charles disse que o Natal foi “uma época particularmente comovente para todos nós que perdemos entes queridos”.

Agradecendo àqueles que enviaram mensagens de condolências “profundamente tocantes” a ele e à rainha consorte Camilla, ele disse que a família real recebeu “amor e simpatia”.

Ele também se baseou na “fé em Deus” e na “fé nas pessoas” da falecida rainha, dizendo que a compartilhava “com todo o meu coração”.

Charles apresentou sua mensagem pré-gravada na Capela de São Jorge em Windsor, onde a rainha e o príncipe Philip estão enterrados. Imagens da família real, incluindo o príncipe William e a princesa Kate de Gales, apareceram na tela enquanto ele falava.

Em uma mensagem separada pré-gravada transmitida à nação como parte de um serviço de canções de natal da Abadia de Westminster, a princesa de Gales disse que o primeiro Natal da família real sem a monarca “será muito diferente”.

Em sua mensagem, o rei também prestou homenagem ao setor público e aos profissionais de saúde, instituições de caridade e instituições religiosas, elogiando seu trabalho durante a crise contínua do custo de vida no Reino Unido.

Ele encerrou seu discurso referindo-se a uma visita a Belém, a cidade onde Jesus nasceu, e “o poder da luz vencendo as trevas”.

“É nesta luz que dá vida e com a verdadeira humildade que reside em nosso serviço aos outros que acredito que podemos encontrar esperança para o futuro”, disse Charles. “Vamos, portanto, celebrá-lo juntos e apreciá-lo sempre.”

Sua mensagem terminou com uma interpretação de ‘O Little Town of Bethlehem’, que Charles usou para citar a “crença da falecida rainha no poder daquela luz”, interpretada pelo coro da Capela de São Jorge.

Fonte: CNN Brasil