A reeleição de Emmanuel Macron na França, que obteve 58,55% dos votos e se tornou o primeiro presidente a ser reeleito em 20 anos, e a reação do Ministério da Defesa brasileiro à fala do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Barroso, que acusou as Forças Armadas de estarem sendo “orientadas para atacar o processo eleitoral brasileiro”, estão entre os destaques desta segunda-feira (25).

Reeleito, Macron promete unir França e diz que novo mandato não será de continuidade

Emmanuel Macron venceu a eleição presidencial da França neste domingo (24), defendendo um desafio histórico da candidata de extrema-direita Marine Le Pen durante o segundo turno.

Macron obteve 58,55% dos votos, tornando-se o primeiro líder francês a ser reeleito em 20 anos. Em seu discurso de vitória, Macron prometeu ser o “presidente de cada um de vocês”.

Ele, então, agradeceu a seus apoiadores e reconheceu que muitos, como em 2017, votaram nele simplesmente para bloquear a extrema-direita. Macron disse que seu segundo mandato não seria uma continuação do primeiro, comprometendo-se a resolver todos os problemas atuais da França.

Defesa diz que afirmação de Barroso sobre processo eleitoral é “ofensa grave” e “ilação”

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, afirmou considerar uma “ofensa grave” a declaração dada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que afirmou que as Forças Armadas “estão sendo orientadas para atacar o processo” eleitoral brasileiro”.

Por meio de nota, Oliveira afirmou ainda que a fala de Barroso é uma “ilação ou insinuação” e que não há provas de que as Forças Armadas “teriam recebido suposta orientação para efetuar ações contrárias aos princípios da democracia”. O general também classificou a declaração do ministro do Supremo como “irresponsável”.

Jantar com dirigentes e candidatos da terceira via é adiado

O jantar entre membros dos partidos da terceira via que estava marcado para esta segunda-feira (25), em São Paulo, foi adiado. Uma nova data que possibilite a presença de todas as pessoas envolvidas será agendada posteriormente.

Os pré-candidatos à Presidência da República Luciano Bivar (União) e Simone Tebet (MDB) não conseguirão comparecer. Já Bruno Araújo, presidente do PSDB, Baleia Rossi, presidente do MDB, Roberto Freire, presidente do Cidadania, e Antônio Rueda, vice-presidente do União Brasil, estavam confirmados para a reunião.

A pauta prevista para o encontro é a “discussão de critérios e caminhos para um projeto único de esperança para o Brasil e para os brasileiros”, segundo comunicado do PSDB.

Aposentados do INSS começam a receber 1ª parcela do 13º salário nesta segunda (25)

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começam a receber a primeira parcela do 13º salário nesta segunda-feira (25). O pagamento do benefício foi antecipado pelo governo.

A data de depósito varia de acordo com o valor que o segurado recebe do INSS e o número final do benefício, sem considerar o dígito.

O depósito desta segunda-feira, por exemplo, será para quem ganha até um salário mínimo (R$ 1.212, neste ano) e tem número final de benefício 1.

STF determina que PF analise provas da CPI da Pandemia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou que a Polícia Federal analise um conjunto de provas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e alguns de seus aliados.

A solicitação foi feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e envolve evidências relacionadas às suspeitas de disseminação de notícias falsas sobre o combate à pandemia da Covid-19.

O objetivo da medida é que a Polícia Federal analise e organize a documentação para aprofundar as investigações.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Fonte: CNN Brasil