Em entrevista à CNN neste domingo (4), o ex-deputado federal e integrante do GT de Cidades da equipe de transição de governo, Geraldo Magela, disse que “recompor o orçamento do futuro Ministério das Cidades é urgente”.

“O quadro que encontramos para 2023 é de caos absoluto. A partir de agora, vamos começar a dialogar tanto internamente no GT, quanto com os demais integrantes da equipe de transição, sobre o que fazer para o ano que vem”, disse ele.

“A previsão orçamentária para 2022 era de R$ 1.3 bilhões; para 2023, de R$ 99 milhões. Isso significa mais de 92% de corte nos recursos para as áreas do Ministério das Cidades, ou seja, habitação, mobilidade e saneamento.”

A saída, segundo Magela, é recompor o orçamento a partir dos recursos que podem ser liberados pela PEC da Transição — apelidada de PEC do Estouro –, em tramitação no Congresso.

“A única solução é recompor o orçamento. Sabemos que a PEC pode liberar uma parte desses recursos necessários para recompor a verba do futuro Ministério das Cidades, que nós estamos tendo uma sinalização muito positiva de que será criado. Para fazer todas as obras de habitação, mobilidade e saneamento, tanto as que estão em andamento, quanto as novas, precisamos de recursos.”

Fonte: CNN Brasil