A Rainha Elizabeth II apareceu de surpresa na cerimônia de abertura de uma linha de metrô há muito esperada em Londres nesta terça-feira (17).

A monarca, andando com uma bengala e vestindo uma roupa amarela brilhante, visitou a nova linha Elizabeth, que leva o nome em sua homenagem.

Ela recebeu um cartão de viagem pré-pago Oyster no evento na estação Paddington, no oeste de Londres, mas não usou o metrô.

A rainha compareceu ao evento com seu filho, o príncipe Edward, e foi recebida pelo primeiro-ministro britânico Boris Johnson e pelo prefeito de Londres, Sadiq Khan.

A monarca de 96 anos tem sofrido com problemas de mobilidade e cancelou várias aparições em eventos públicos nos últimos meses, incluindo a abertura do Parlamento na semana passada.

A cerimônia no Parlamento é uma responsabilidade constitucional fundamental e não pode acontecer sem o monarca. A rainha teve que delegar essa responsabilidade a Charles, príncipe de Gales e William, duque de Cambridge, que são conselheiros de Estado.

A linha Elizabeth, conhecida como Crossrail quando estava em construção, foi construída em uma escala muito maior do que as linhas “Tube” existentes na cidade. A primeira parte abre ao público na próxima terça-feira (24).

A rede de 100 quilômetros é construída em torno de um núcleo composto por 40 km de túneis novos pelo centro de Londres, escavados com incrível precisão sob uma das cidades mais densamente desenvolvidas do mundo.

No auge da construção, o Crossrail era o maior projeto de engenharia da Europa. Os túneis duplos, com 20 metros de diâmetro e até 40 metros de profundidade, tecem em torno de fundações de edifícios, túneis subterrâneos de Londres e inúmeras outras estruturas e serviços públicos.

As projeções pré-pandemia preveem que cerca de 200 milhões de passageiros por ano devem usar a linha Elizabeth quando estiver totalmente aberta, mas esse número foi colocado em dúvida devido às mudanças nos padrões de trabalho.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil