• Sean Coughlan
  • Correspondente real

Há 8 horas

A rainha Elizabeth na sessão de abertura do Parlamento britânico no ano passado

Crédito, Chris Jackson

A rainha Elizabeth na sessão de abertura do Parlamento britânico no ano passado

A rainha Elizabeth 2ª não fará o discurso de abertura do Parlamento britânico pela primeira vez em 59 anos.

Apenas duas vezes a monarca deixou de participar da cerimônia no seu reinado de 70 anos – as ocasiões foram em 1959 e 1963, anos em que ela estava grávida, respectivamente, dos príncipes Andrew e Edward.

O Palácio de Buckingham anunciou que o discurso será feito pelo príncipe Charles. A sessão serve para definir os planos do Legislativo.

A rainha, de 96 anos, tem problemas de mobilidade e teve que cancelar várias aparições públicas recentes.

Havia a expectativa de a rainha comparecer à cerimônia deste ano em Westminster.

O palácio divulgou em um comunicado que “problemas de mobilidade episódicos” impedem a ida ao evento, uma decisão em consulta com seus médicos.

De acordo com Buckingham, Elizabeth decidiu relutantemente não comparecer.

A rainha na sessão de abertura do Parlamento em 2021

Crédito, Chris Jackson

Elizabeth 2ª deixou de fazer os discursos de abertura do Parlamento apenas duas vezes em seu reinado

A rainha já se ausentou de cerimônias na Páscoa passada, incluindo o tradicional serviço religioso Royal Maundy. Além disso, houve o anúncio de que ela não participaria das festas no jardim real neste ano.

A cerimônia de ação de graças para o príncipe Philip em março, evento em tributo ao marido, que morreu no ano passado, foi a única aparição pública fora de suas residências reais neste ano.

A Abertura do Parlamento marca o início do ano legislativo britânico. O discurso da rainha, lido pela monarca, como chefe de Estado, indica a agenda do governo e as leis que serão introduzidas.

Nas duas vezes anteriores em que Elizabeth não pôde participar, o discurso foi proferido pelo Lorde Chanceler. A incumbência neste ano estará com o Príncipe de Gales.

Houve adaptações nas cerimônias dos últimos anos – a rainha não usou a pesada coroa imperial do Estado ou as vestes cerimoniais. No ano passado, por causa das restrições do Covid, o evento teve que ter sua escala reduzida.

Línea

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC