O último fim de semana da primavera chega chuvoso em boa parte do Brasil neste sábado (18).

Segundo o Climatempo, ao menos quinze capitais estão sob alerta de chuvas fortes e diversas regiões do país podem registrar a ocorrência de temporais.

As chuvas fortes estão previstas em Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Belém, Macapá, Palmas, São Luís e Teresina.

Apesar das chuvas se concentrarem no fim da manhã e da tarde, a previsão alerta para pancadas a qualquer hora do dia, com grande possibilidade de raios. O sábado, dessa forma, deve ser abafado e com muitas nuvens em boa parte do Brasil.

A ocorrência persistente das chuvas também acontece devido a uma frente fria que, neste momento, avança pela costa do Sudeste e chega ao Espírito Santo.

Com isso, entre os dias 18 e 24 de dezembro, há condições para precipitação em praticamente todos os estados brasileiros, com exceção do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e em grande parte de Pernambuco e Alagoas.

Neste sábado, há sol ao longo de todo sábado no sul do Mato Grosso do Sul, no centro-sul de SP, na Região Sul – que está sob uma massa de ar seco –, no nordeste da Bahia e no sertão nordestino.

O solstício de verão, que marca o começo da nova estação, ocorre oficialmente às 12h59 do dia 21 de dezembro de 2021 e se estende até às 12h33 de 20 de março de 2022.

Fonte: CNN Brasil