1

Quantas vezes você ouviu falar em investimento em Renda Fixa? Esta á uma das principais modalidades de investimento disponíveis no mercado financeiro, é considerada de baixo risco e tem possibilidade de entregar rendimentos maiores do que a poupança.

Dentro da Renda Fixa é possível encontrar diversos ativos considerados de risco reduzido, por isso, são indicados para investidores mais conservadores ou para os iniciantes, e são ideais para a construção de uma reserva de emergência, já que costumam render acima da poupança.

Mas o que são esses produtos e como identificá-los dentro das várias opções disponíveis no mercado?

Jussara Leonardo, Head de Mercado de Capitais do Banco Master de Investimento explica:

Quando investimos na Renda Fixa, nós estamos emprestando nosso dinheiro para alguém – pode ser uma empresa, uma instituição financeira ou nosso próprio país – que se compromete a devolvê-lo em uma determinada data, acrescido de uma rentabilidade que foi pré-acordada no momento desse investimento. Ou seja, ela é “fixa”, porque a taxa de juros que vai ser utilizada foi “fixada” no momento do empréstimo. Não necessariamente, porque vai gerar rendimentos periódicos.”

E, apesar de muita gente acreditar que os títulos de Renda Fixa são apenas para os mais conservadores, dentro dessa categoria encontram-se ativos de todos os tipos:

Títulos públicos, por exemplo, são considerados investimentos bem conservadores, porque quem vai te devolver o empréstimo é o País, que é quem tem a maior reserva de dinheiro. Mas há alguns outros títulos com remuneração maior, que estão diretamente atrelados ao risco da empresa emissora, o chamado rating. Não tem segredo: quanto maior o risco, maior a remuneração. Normalmente, quanto mais consolidada a empresa, menor o risco e menor a taxa de juros”, diz.

A rentabilidade de cada ativo pode ser determinada na hora do investimento, que é o que se chama de Pré-Fixado, ou pode flutuar ao longo do tempo, no caso dos títulos Pós-Fixados. Jussara explica como identificá-los:

Os títulos Pré-Fixados possuem um percentual fixo. Então, ao final do período, você vai receber o valor principal, acrescido desse percentual. Os Pós-Fixados, por sua vez, vêm acompanhados de umas “letrinhas” antes do número efetivamente. Ou seja, “IPCA + X%”, ou “SELIC + X%”. Isso significa que a rentabilidade daquele valor investido vai variar ao longo do tempo junto com a variação desse índice específico. IPCA, por exemplo, é um índice de mercado que calcula a inflação. A SELIC é o índice da nossa taxa básica de juros do Banco Central. Enfim, cada um oferece suas vantagens e desvantagens.”

Ficou interessado em investir em Renda Fixa? Abra sua conta na Master Corretora por meio do site ou APP. Ela oferece um atendimento personalizado e uma equipe altamente qualificada para te ajudar a encontrar as soluções que mais se adequam ao seu perfil de investidor e a construir uma carteira de investimento diversificada.

Simples e rápido. Para começar a investir com consciência e planejar o seu futuro, bastam alguns cliques.

Fonte: CNN Brasil