Os Estados Unidos mataram o líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, com um míssil de drone enquanto ele estava na varanda de sua casa no centro de Cabul, no Afeganistão, disseram autoridades em Washington na segunda-feira (1º). Osama bin Laden, arquiteto dos atentados de 11 de setembro de 2001, foi morto a tiros em 2011.

Aqui estão alguns dos principais candidatos para assumir a organização militante, de acordo com especialistas.

Saif Al-Adel

O misterioso e discreto ex-oficial das forças especiais egípcias é um membro de alto escalão da Al Qaeda.

Os Estados Unidos estão oferecendo uma recompensa de até US$ 10 milhões (cerca de R$ 50 milhões) por informações que levem à sua prisão.

Al-Adel era suspeito de envolvimento no assassinato do presidente egípcio Anwar Sadat em 1981, e deixou o país em 1988 para se juntar aos mujahideen que lutavam contra a ocupação soviética no Afeganistão.

Um dos principais chefes militares da Al Qaeda, e muitas vezes chamado de terceiro oficial da Al Qaeda, al-Adel ajudou a planejar os ataques a bomba contra as embaixadas americanas em Nairóbi e Dar as Salaam em 1998 e montou campos de treinamento para a organização no Sudão , Paquistão e Afeganistão na década de 1990.

Em 2004, o diário de al-Adel foi recuperado durante uma incursão na Arábia Saudita. Seu papel na organização tem sido como treinador, líder militar e membro da equipe de segurança de Bin Laden.

Antes de ingressar na Al Qaeda, ele era membro da organização Jihad Islâmica do Egito, que estava empenhada em derrubar o Estado.

Al-Adel estava ligado ao assassinato do jornalista norte-americano Daniel Pearl no Paquistão em 2002, disseram investigadores norte-americanos em um relatório.

As descobertas dos investigadores do Projeto Pearl revelaram que al-Adel havia discutido o sequestro de Pearl com Khalid Sheikh Mohammad, também conhecido como KSM, o mentor acusado por trás dos ataques de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos.

Al-Adel foi nomeado líder interino após a morte de Bin Laden.

Yezid Mebarek

Yezid Mebarek, conhecido como Abu Ubaydah Yusuf al-Anabi, sucedeu como emir da Al Qaeda no Magrebe Islâmico em 2020, quando um ataque francês matou seu antecessor, depois de dirigir um dos conselhos de liderança do grupo e sentar em outro.

Cidadão argelino, Mebarek dirigiu operações de mídia para a AQIM, usando um vídeo de 2013 para convocar ataques globais contra interesses franceses depois que Paris enviou tropas para ajudar a reprimir uma insurgência militante no Mali.

Mebarek, 53, retratado em uma fotografia com uma barba grisalha e turbante verde, é um veterano da guerra civil da Argélia nos anos 1990 entre o governo e as forças islâmicas, subindo na hierarquia de um grupo militante dissidente, o GSPC.

A AQIM aproveitou o caos em toda a região do Sahel para se tornar uma das filiais mais ativas e valiosas da rede global, sequestrando ocidentais e realizando ataques em várias faixas do território.

Como uma marca da importância da AQIM para a Al Qaeda, o antecessor de Mebarek como seu chefe Abdelmalek Droukdel, atuou na equipe de liderança do movimento global sob Zawahiri, antes de ser morto pelas forças francesas em 2020.

No entanto, analistas acreditam que a AQIM perdeu o controle para grupos militantes mais novos no Sahel, uma das arenas mais importantes da atividade jihadista do mundo, enquanto Mebarek sofre de ferimentos antigos e não tem a atração carismática de Droukdel.

Abd Al Rahman Al-Maghrebi

O cidadão marroquino Abd al-Rahman al-Maghrebi é procurado para interrogatório pelo FBI em conexão com sua participação na Al-Qaeda. Ele estudou programação de software na Alemanha antes de se mudar para o Afeganistão, onde foi selecionado para gerenciar a principal ala de mídia da Al Qaeda, disse o FBI. O genro de Zawahiri, ele é um líder sênior da Al Qaeda.

Documentos recuperados na operação que matou Bin Laden indicavam que al-Maghrebi era uma estrela em ascensão no grupo há muitos anos. Ele atuou como gerente geral da Al Qaeda no Afeganistão e no Paquistão.

Fonte: CNN Brasil