• Por Paul Kirby
  • BBC News

Há 1 hora

Antov fundou a empresa Vladimir Standard nos anos 2000 e se tornou um legislador conceituado na cidade de Vladimir

Crédito, Pavel Antov/VK

Antov fundou a empresa Vladimir Standard nos anos 2000 e se tornou um legislador conceituado na cidade de Vladimir

O magnata da linguiça na Rússia Pavel Antov foi encontrado morto em um hotel indiano dois dias depois de um amigo seu morrer durante a mesma viagem.

A dupla estava visitando o Estado de Odisha, no leste da Índia, e o milionário, que também era político, acabara de comemorar seu aniversário no hotel.

Antov era uma figura bem conhecida na cidade de Vladimir, a leste de Moscou.

No verão passado, ele negou ter criticado a guerra da Rússia na Ucrânia depois que uma mensagem apareceu em sua conta do WhatsApp.

A morte do milionário é a última de uma série de mortes inexplicadas envolvendo magnatas russos desde o início da invasão russa, muitos dos quais criticaram abertamente a guerra.

Relatos da mídia russa disseram que Antov, 65, caiu de uma janela do hotel na cidade de Rayagada no domingo (25/12). Seu amigo Vladimir Budanov, morreu no mesmo hotel na sexta-feira.

O superintendente Vivekananda Sharma, da polícia de Odisha, disse que Budanov sofreu um derrame, e que seu amigo “estava deprimido após sua morte e por isso também morreu”.

O cônsul russo em Calcutá, Alexei Idamkin, disse à agência de notícias Tass que a polícia indiana não viu um “elemento criminoso nesses trágicos eventos”.

O guia turístico Jitendra Singh disse a repórteres que Budanov pode ter “consumido muito álcool porque tinha garrafas de bebida”.

Pavel Antov fundou a fábrica de processamento de carne Vladimir Standard e, em 2019, a revista Forbes estimou sua fortuna em cerca de US$ 140 milhões (cerca de R$ 730 milhões) no topo da lista de legisladores e funcionários públicos mais ricos da Rússia.

Ele desempenhou um papel importante na assembleia legislativa de Vladimir, chefiando um comitê de política agrária e ecologia. O vice-presidente da assembleia, Vyacheslav Kartukhin, disse que sua morte se deu em “circunstâncias trágicas”.

No final de junho passado, Pavel Antov pareceu reagir contrariamente a um ataque de míssil russo em um bloco residencial no distrito de Shevchenkivskyi, em Kyiv, que deixou um homem morto e sua filha de sete anos e sua mãe feridas.

Uma mensagem na conta de WhatsApp de Antov descreveu como a família foi retirada dos escombros: “É extremamente difícil chamar tudo isso de outra coisa senão terror”.

Posteriormente, a mensagem foi apagada e Antov postou nas redes sociais que era um apoiador do presidente Putin, um “patriota do meu país” e disse que apoiava a guerra.

Ele insistiu que a mensagem do WhatsApp “veio de alguém cuja opinião sobre a operação militar especial na Ucrânia ele discordava veementemente”. Ele acrescentou que a mensagem havia sido postada acidentalmente em sua conta e foi um mal-entendido muito irritante.

Outros magnatas russos famosos morreram em circunstâncias misteriosas desde o início da guerra.

Em setembro, o chefe da gigante petrolífera russa Lukoil, Ravil Maganov, aparentemente caiu da janela de um hospital em Moscou.

Fonte: BBC