A invasão russa à Ucrânia forçou a grande maioria das crianças ucranianas a deixar suas casas, disse uma diretora regional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em entrevista à imprensa em Nova York.

“Quase dois terços das crianças da Ucrânia estão deslocadas – seja dentro do país ou aquelas que fugiram através das fronteiras como refugiadas”, disse Afshan Khan, diretora regional para a Europa e Ásia Central.

“Crianças forçadas a deixar casas, amigos, brinquedos e pertences preciosos, familiares e enfrentando incertezas sobre o futuro”.

Afshan disse que, de acordo com números da ONU, 277 crianças foram mortas e 456 feridas ao longo da guerra, e os combates danificaram ou destruíram uma em cada seis “escolas seguras” apoiadas pelo Unicef no Leste do país.

O governo ucraniano cita um número ainda maior: o procurador-geral diz que 313 crianças foram mortas e 579 feridas.

“Como esses números mostram, a guerra na Ucrânia é uma crise de direitos da criança, e o Unicef está trabalhando para apoiar crianças e famílias onde quer que estejam no país”, acrescentou Afshan.
Ela disse que os ataques a áreas povoadas e infraestrutura civil “claramente devem parar”.

“O Unicef continua pedindo um cessar-fogo imediato na Ucrânia e pela proteção de todas as crianças dos danos. A cada dia que esta guerra continua, aumenta o impacto devastador e duradouro sobre as crianças, na Ucrânia, na região e em todo o mundo”.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil