O Ministério Público de Goiás realizou uma operação nesta terça-feira (14) contra uma suposta manipulação de resultados da série B do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Participaram a ação o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) e o Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos do Futebol (GFUT).

A investigação recebeu o nome de penalidade máxima, tendo apontado que um grupo criminoso atuou em ao menos três partidas da segunda divisão do Brasileirão no final de 2022.

Eles teriam cooptado atletas para, por exemplo, cometer pênalti durante o primeiro tempo, cometer uma falta ou agir conforme apostas realizadas pelo grupo. Esses jogadores receberiam parte dos ganhos.

Se o esquema funcionasse, os suspeitos poderiam receber R$ 150 mil para cada aposta correta. Os valores movimentados passam de R$ 600 mil.

Há um mandado de prisão temporária e nove de busca e apreensão sendo cumpridos nesta terça em Goiânia e em municípios de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Fonte: CNN Brasil