A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, afirmou nesta quarta-feira (8) que os ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro, não enfraqueceram a democracia, mas aumentaram a harmonia entre os Poderes. Além disso, pontuou que promover a responsabilização é a resposta fundamental aos criminosos.

A declaração foi feita na abertura da sessão da Corte desta quarta. “Restou fortalecida a comunhão nacional em torno do princípio nuclear que privilegia e consagra entre nós a democracia, que não pode, em absoluto, sofrer qualquer transgressão”, disse a ministra.

Para Rosa, em 2023, o STF, sempre com respeito aos Poderes, continuará vigilante na “defesa diuturna e intransigente da Constituição” e integridade do regime democrático.

Nesta quarta-feira (8), os atos criminosos que depredaram prédios da Praça dos Três Poderes no início do ano completaram o primeiro mês.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, ressaltou que o Ministério Público Federal tem buscado a apuração e a responsabilização dos culpados pelos atentados ao regime democrático.

“Lamento mais uma vez que tudo isso tenha acontecido. Antes de tudo isso, agimos preventivamente, durante dois anos tivemos reuniões com ministros trabalhando no silêncio e na discrição para que fatos mais graves não acontecessem. Continuamos não só agora na repressão, mas na prevenção para que novos fatos não venham se repetir”, disse.

Fonte: CNN Brasil