O príncipe britânico Harry prestou, nesta segunda-feira (12), uma homenagem altamente pessoal à sua “vovó”, a falecida rainha Elizabeth II, dizendo como ele valorizou o tempo que passou com ela e como ele honraria seu pai como o novo rei.

Em um comunicado, Harry, que renunciou aos deveres reais com sua esposa Meghan, em 2020, elogiou o serviço da rainha como chefe de Estado e monarca, e também falou emocionalmente de seu papel como avó.

“Vovó, embora esta despedida final nos traga grande tristeza, sou eternamente grato por todos os nossos primeiros encontros – desde minhas primeiras lembranças de infância com você, até conhecê-la pela primeira vez como comandante em chefe, até o primeiro momento que você conheceu minha querida esposa e abraçou seus amados bisnetos”, disse ele.

“Eu aprecio esses momentos compartilhados com você, e os muitos outros momentos especiais. Você já faz muita falta, não apenas para nós, mas para todo o mundo”, acrescentou.

Ele elogiou sua “graça e dignidade inabaláveis” e seu compromisso com o dever, dizendo que ela era admirada e respeitada globalmente.

“Nós também sorrimos sabendo que você e o vovô estão reunidos agora, e ambos juntos em paz”, disse ele, em referência ao marido de 73 anos, o príncipe Philip, que morreu no ano passado.

Depois que ele e Meghan deixaram seus papéis reais oficiais, eles se afastaram da família, incluindo seu pai, agora rei Charles, e fizeram críticas contundentes ao Palácio de Buckingham e à forma como foram tratados.

Desde que se tornou rei após a morte da rainha aos 96 anos na quinta-feira passada, Charles expressou seu amor pelo casal.

“No que diz respeito às primeiras reuniões, agora honramos meu pai em seu novo papel como rei Charles III”, disse Harry.

Harry e Meghan estavam na Grã-Bretanha quando a rainha morreu apenas porque coincidentemente estavam visitando para participar de vários eventos de caridade, uma viagem rara desde que se mudaram para a Califórnia, onde moram com seus dois filhos pequenos.

Não se esperava que eles falassem com seus parentes próximos na visita antes da morte da rainha.

No sábado, Harry e Meghan apareceram inesperadamente com seu irmão mais velho William para uma caminhada perto do Castelo de Windsor, em uma demonstração de união que sugeria que a morte de sua avó poderia levar a uma reaproximação.

Uma fonte real descreveu isso como uma importante demonstração de unidade em um momento incrivelmente difícil para a família.

Fonte: CNN Brasil