• Joseph Lee
  • BBC News

Há 4 horas

O príncipe de Gales na reunião de chefes de governo da Commonwealth em Kigali, Ruanda

Crédito, Getty Images

Assessoria de imprensa de Charles informou que doações do xeque Hamad bin Jassim, ex-primeiro-ministro do Catar, foram passadas imediatamente para uma das instituições de caridade do príncipe e “todos os processos adequados foram seguidos”

O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, aceitou uma mala contendo 1 milhão de euros (R$ 5,54 milhões) em dinheiro de um ex-primeiro-ministro do Catar, informou o jornal Sunday Times neste domingo (26/6).

Segundo o diário, essa foi uma das três doações em dinheiro do xeque Hamad bin Jassim. Juntas, elas totalizaram 3 milhões de euros (R$ 16,6 milhões).

A assessoria de imprensa de Charles informou que as doações do xeque foram passadas imediatamente para uma das instituições de caridade do príncipe e todos os “processos adequados foram seguidos”.

Não há nenhuma indicação de que os pagamentos foram ilegais.

Segundo o Sunday Times, o príncipe Charles recebeu pessoalmente as três doações em dinheiro do ex-primeiro-ministro entre 2011 e 2015.

Em uma ocasião, diz o diário, o dinheiro foi entregue em uma bolsa em uma reunião na Clarence House, a residência oficial do herdeiro do trono britânico. Em outra, o dinheiro estava contido em sacolas da loja de departamentos Fortnum and Mason, acrescentou o jornal.

“As doações de caridade recebidas do xeque Hamad bin Jassim foram passadas imediatamente para uma das instituições de caridade do príncipe, que realizou a governança apropriada e nos garantiu que todos os processos adequados foram seguidos”, informou a assessoria de imprensa de Charles por meio de um comunicado.

O dinheiro foi recebeido pelo Prince of Wales’s Charitable Fund, instituição de caridade de Charles, cuja diretriz é “transformar vidas e construir comunidades sustentáveis”. O fundo concede doações a boas causas em áreas como preservação, educação, saúde e inclusão social.

A entidade disse ao Sunday Times que seus administradores concluíram que o doador era legítimo e que seus auditores haviam aprovado a doação.

Doações para ONGs mantidas pelo príncipe Charles estão sob escrutínio nos últimos meses após alegações de que uma delas ofereceu ajuda a um doador saudita para ele pudesse obter cidadania bem como uma condecoração do Reino Unido.

A Polícia Metropolitana informou no início deste ano que está investigando as alegações.

A fundação estaria oferecendo “cooperação total” com as autoridades, e a Clarence House disse que o príncipe Charles não tinha conhecimento da suposta oferta de condecorações ou cidadania com base em doação para suas instituições de caridade.

Michael Fawcett, ex-manobrista do príncipe e executivo-chefe da fundação, renunciou em novembro, enquanto a instituição de caridade investigava as acusações.

Investigadores descobriram que ele combinou com outras pessoas a concessão de uma condecoração honorária para o empresário bilionário Mahfouz Marei Mubarak bin Mahfouz, que nega qualquer irregularidade.

Mas a polícia concluiu que não havia evidências de que os administradores da fundação estivessem cientes do que aconteceu.

Línea

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC