O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, se reuniu por cerca de três horas no sábado (5) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou, de acordo com uma autoridade israelense.

A reunião, não anunciada, ocorreu com o apoio do governo dos Estados Unidos, disse o gabinete do primeiro-ministro israelense em comunicado.

A autoridade israelense disse que o esforço diplomático de Bennett também foi coordenado com a Alemanha e a França, e acrescentou que o líder israelense “está em diálogo contínuo com a Ucrânia”.

Bennett também conversou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no sábado, após seu encontro com Putin.

O embaixador da Ucrânia em Israel disse à CNN que a Ucrânia foi informada com antecedência da reunião de Bennett com Putin e a apoiou.

Após a conclusão da reunião em Moscou, Bennett seguiu a caminho de Berlim para uma reunião com o chanceler alemão, Olaf Scholz, de acordo com a autoridade israelense.

Há três dias, o primeiro-ministro de Israel já tinha falado com Putin e Zelensky por telefone, em conversas separadas. Zelensky apelou a Israel para que mediasse os esforços para conseguir um cessar-fogo.

Embora Israel tenha condenado a invasão da Rússia por meio de declarações do ministro das Relações Exteriores, Yair Lapid, Bennett tem evitado críticas diretas à Rússia ou a Putin.

Israel tem procurado manter boas relações com a Rússia nos últimos anos para que possa continuar os ataques aéreos contra alvos iranianos na Síria – o que Israel considera fundamental para evitar a transferência de tecnologia de mísseis guiados de precisão para o Hezbollah.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil