O fim de semana com festas de Carnaval será ensolarado na cidade do Rio de Janeiro. Em São Paulo, o sol aparece entre nuvens neste sábado (23) com possibilidade de chuva no domingo (24). De acordo com o Climatempo, o ar seco predomina sobre a maioria das áreas do Sudeste dificultando a formação de grandes nuvens.

Nuvens carregadas se espalham sobre o Sul do Brasil e avançam sobre o Sul do Mato Grosso do Sul devido a uma frente fria que avança sobre a região Sul do país e de uma baixa pressão atmosférica que se intensificou sobre o Paraguai.

Em áreas das regiões Norte e Nordeste poderá ocorrer chuvas devido à grande disponibilidade de ar quente e úmido, e a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa Norte do Brasil.

Em entrevista à CNN neste sábado (23), o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) Mamedes Luiz Melo detalhou como fica o tempo neste fim de semana pelo país.

“No Rio de Janeiro, hoje vai ser muito quente a temperatura pode passar dos 35°C e pode chegar até em torno de 37°C na capital. Já para o domingo, começa a chegar a situação da alta pressão que vai fazer com que temperatura no Rio de Janeiro caia drasticamente uns 5 a 7 graus. No domingo, previsão é que a temperatura chegue em torno de 31 a 30°C”, disse.

Segundo o meteorologista, uma frente fria com origem no interior do Paraná passa pelo Sudeste e pelo litoral paulista, trazendo chuvas e tempestades no Oeste e Sul do estado.

“No Centro e Norte do estado, a tendência é que a umidade relativa do ar pode ficar entre 20 a 30% nas zonas mais quentes. No Leste, a temperatura fica mais amena devido a essa circulação da alta pressão”, afirmou.

Na capital paulista, o sábado será de sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira durante o dia de acordo com o Climatempo. As temperaturas oscilam entre 19°C e 30°C. No domingo, haverá sol com aumento de nuvens de manhã e possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. As temperaturas ficam entre 18°C e 28°C.

Em Brasília (DF), o sábado será de sol com algumas nuvens, sem previsão de chuva. A máxima será de 29°C. No domingo, o tempo se mantém estável, com mínima de 16°C e máxima de 29°C na capital federal.

Salvador (BA) terá sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o sábado, com tempo firme à noite. As temperaturas ficam entre 24°C e 31°C na capital baiana. No domingo, aumentam as nuvens, com períodos de céu nublado e com chuva a qualquer hora. A mínima será de 24°C e a máxima de 30°C.

No Amazonas, Manaus tem um sábado de sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. As temperaturas oscilam entre 24°C e 32°C. No domingo, haverá um aumento de nuvens de manhã, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite.

Em Porto Alegre (RS), o sábado de Carnaval terá sol, com pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde. À noite, o tempo fica firme. As temperaturas ficam mais amenas, com mínima e máxima de 13ºC e 21°C, respectivamente. No domingo, não há previsão de chuva. O sol aparece entre nuvens, com mínima de 10°C e máxima de 26°C.

Fonte: CNN Brasil