A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, marcou o novo ano com uma mensagem para a China: o conflito militar não é a resposta.

“Devemos lembrar às autoridades de Pequim que não julguem mal a situação e evitem a expansão interna com um ‘aventureirismo militar’”, disse no sábado (1), em seu discurso de Ano Novo transmitido ao vivo pelo Facebook.

A China afirma que governou Taiwan democraticamente como seu próprio território e aumentou a pressão militar e diplomática nos últimos dois anos para fazer valer suas reivindicações de soberania.

No discurso de Ano Novo do presidente chinês Xi Jinping, um dia antes, ele disse que a unificação completa da “pátria mãe” era uma aspiração compartilhada por pessoas de ambos os lados do Estreito de Taiwan.

Já Taiwan afirma ser um país independente e prometeu repetidamente defender sua liberdade e democracia. “Os militares definitivamente não são uma opção para resolver desacordos através do Estreito. Os conflitos militares afetariam a estabilidade econômica”, afirmou Tsai.

“Nossos dois lados assumem conjuntamente a responsabilidade de manter a paz e a estabilidade regionais. A postura de Taiwan sempre foi a de não sucumbir ao enfrentar pressão”, acrescentou a presidente.

Para aliviar a tensão na região, tanto Taipei quanto Pequim devem “trabalhar duro para cuidar do sustento das pessoas e acalmar seus corações”, a fim de encontrar soluções pacíficas em conjunto para os problemas existentes, segundo Tsai.

Ela também afirmou que Taiwan continuará monitorando a situação em Hong Kong, acrescentando que a interferência nas recentes eleições legislativas e as prisões esta semana de funcionários do veículo de comunicação Stand News “fez as pessoas se preocuparem ainda mais com os direitos humanos e a liberdade de expressão”.

“Uma governança estável é a meta mais importante de Taiwan em 2022. Manteremos nossa soberania, defenderemos os valores da liberdade e da democracia, a soberania territorial, a segurança nacional e manteremos a paz e a estabilidade na região do Indo-Pacífico”, completou a presidente.

Fonte: CNN Brasil