A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo informou na noite desta quinta-feira (28) que registrou três casos de varíola dos macacos em crianças na capital. Todas estão sendo monitoradasa e não apresentam sinais de agravamento da doença.

Desde os primeiros alertas da OMS (Organização Mundial da Saúde) para a doença, a secretaria criou protocolos para toda a rede pública e privada no atendimento dos casos suspeitos.

No sábado (23) passado, OMS decretou que a doença é uma emergência de saúde pública, de caráter global. Com a nova realidade internacional,  países buscam aumentar e reforçar os mecanismos de busca ativa, com o objetivo de implementar medidas que ajudem a conter a circulação do vírus.

O atendimento para os casos suspeitos de varíola dos macacos está disponível em toda a rede municipal de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), pronto-socorros e pronto atendimentos. A rede foi capacitada e conta com insumos para coleta de amostras das lesões cutâneas (secreção ou partes da ferida seca) para análise laboratorial.

Surto no Brasil

Boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta mostra que o Brasil registrou até agora 1.066 casos da doença – não foi informado se os casos das crianças de São Paulo estão incluídas.

Ministério da Saúde passou a usar o termo “surto” ao divulgar informações relativas aos casos de varíola dos macacos no Brasiln nesta quinta-feira (28).

Até então, a palavra surto era usada somente em pareceres técnicos ao citar casos semelhantes de aumento da curva de contaminação registrados em outros países.

(Publicado por Carolina Farias)

Fonte: CNN Brasil