A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, enviará equipes para o litoral norte do estado para auxiliar na busca por vítimas das fortes chuvas.

Na madrugada desta terça-feira (21), quatro equipes da Guarda Civil Municipal do grupamento ambiental, com experiência em mata, e GCMs do canil com quatro cães farejadores especializados em busca de pessoas, embarcarão para o local em duas viaturas adaptadas.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) entrou em contato com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), e ofereceu ajuda.

Ao menos 40 pessoas morreram e mais de 40 estão desaparecidas no litoral de São Paulo, segundo o governo do estado e a prefeitura de São Sebastião. Aproximadamente 1.730 pessoas estão desalojadas e 766 permanecem desabrigadas.

Entre as mortes confirmadas até o momento, 39 são de pessoas de São Sebastião (Barra do Sahy, Juquehy, Camburi e Boiçucanga) e uma de Ubatuba.

Defesa Civil do estado recomendou que a população evite o deslocamento para o litoral Norte até que a situação esteja normalizada.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decretou estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou a cidade nesta segunda-feira. A comitiva presidencial conta com a participação de 13 ministros, incluindo Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Jader Filho (Cidades), Renan Filho (Transportes), Márcio França (Portos e Aeroportos) e Ana Moser (Esporte).

Após sobrevoar a região atingida, o presidente conversou com a imprensa. Lula destacou que a tragédia no litoral paulista uniu os governos federal, estadual e municipal.

“Posso garantir que meus ministros, governador, estarão dispostos a conversar para que a gente compartilhe, para que a gente faça uma parceria para recuperar efetivamente, de verdade, o estrago que a chuva fez aqui em São Sebastião”, disse Lula.

Fonte: CNN Brasil