O Japão abateu quase 10 milhões de aves enquanto enfrenta um grande surto de gripe aviária, que ameaça colocar ainda mais pressão sobre a oferta de aves e aumentar o preço dos ovos.

Em um comunicado na terça-feira (10), o Ministério da Agricultura do país asiático disse que 9,98 milhões de animais foram mortos nesta temporada, superando o recorde anterior de 9,87 milhões que foram abatidos no ano fiscal de 2020, durante uma crise anterior de gripe aviária.

O último abate incluiu principalmente galinhas, bem como um pequeno número de patos e avestruzes, disse um funcionário do ministério à CNN nesta quarta-feira (11).

A Federação Nacional de Associações de Cooperativas Agrícolas, conhecida como Zen-Noh, deu uma contagem mais alta, dizendo que aproximadamente 10,9 milhões de aves foram mortas na noite de terça-feira.

“Espera-se que a oferta de ovos de galinha diminua devido ao recente surto”, disse Zen-Noh, que faz parte de um grupo nacional da indústria agrícola, à CNN. “Espera-se que o preço de mercado suba.”

A disseminação da gripe aviária já elevou os custos dos ovos em todo o mundo nos últimos meses. Nos Estados Unidos, os preços dos ovos superaram em muito o aumento de outros itens de mercearia no ano até novembro, já que o vírus reduziu os rebanhos de aves lá.

Este ano, o fornecimento de ovos dos EUA “permanecerá restrito” durante o primeiro trimestre, embora os lotes devam começar a repovoar mais rapidamente à medida que os riscos da gripe aviária forem contidos, de acordo com um relatório de perspectiva de 2023 do Rabobank.

No Japão, os preços no atacado dos ovos atingiram um recorde no mês passado, com a queda dos embarques, de acordo com a emissora pública NHK. Os custos mais altos de ração para galinhas e a gripe aviária estão piorando as perspectivas, informou, citando comentários do ministério da agricultura.

A gripe aviária é causada por infecções que ocorrem naturalmente entre as aves aquáticas selvagens, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Aves infectadas podem transmitir o vírus a outros animais através de sua saliva e outras descargas corporais.

No Japão, a situação pode não melhorar tão cedo, já que a circulação do vírus atingiu o nível mais alto de todos os tempos.

Na terça-feira, o Ministério da Agricultura disse ter confirmado um novo caso da doença em uma fazenda na província de Hiroshima, abrigando cerca de 835.000 galinhas. Isso elevou o número geral de surtos em todo o país para 58, superando o recorde de 52 registrado durante a temporada de 2020.

Pelo menos 23 prefeituras japonesas agora são afetadas pelo problema, contra 18 em 2020, que foi o recorde anterior, de acordo com o ministério.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil