Quando os presidentes dos Estados Unidos e da Coreia do Sul anunciaram esta semana um acordo histórico para deter a agressão norte-coreana, um elemento do pacto se destacou.

Os planos de enviar um submarino nuclear dos Estados Unidos para a Coreia do Sul pela primeira vez desde 1981 foram a manchete do lançamento da “Declaração de Washington”, um conjunto de medidas destinadas a fazer Pyongyang pensar duas vezes antes de lançar um ataque nuclear em seu sul. vizinho.

“Nosso tratado de defesa mútua é rígido e inclui nosso compromisso de estender a dissuasão – e isso inclui a ameaça nuclear, a dissuasão nuclear”, disse o presidente dos EUA, Joe Biden, em entrevista coletiva na Casa Branca com o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol.

Mas, embora o movimento tenha um enorme valor simbólico, alguns especialistas questionam se ele faz sentido como um movimento militar.

Alguns apontam que os submarinos são capazes de atingir a Coreia do Norte a milhares de quilômetros de distância; outros argumentam que enviar o submarino em uma visita – muito pública – a um porto estrangeiro apenas compromete a eficácia de uma arma projetada para furtividade.

Aqui está o que você precisa saber sobre o submarino e por que ele está indo para a Coreia do Sul.

É chamado de “boomer”

A Marinha dos EUA tem 14 submarinos de mísseis balísticos movidos a energia nuclear (SSBNs) da classe Ohio, com oito baseados no estado de Washington e seis na Geórgia.

Os submarinos de 560 pés, comumente chamados de “boomers”, têm um deslocamento de mais de 18.000 toneladas quando submersos e são alimentados por um único reator nuclear.

A Marinha diz que um submarino da classe Ohio foi projetado para passar em média 77 dias no mar, seguidos de 35 dias no porto para manutenção.

Os submarinos têm duas tripulações cada – apelidadas de tripulações “azul” e “ouro” – e elas são rotacionadas para que os 155 submarinistas de cada tripulação tenham descanso e treinamento adequados entre as patrulhas.

Que armas eles carregam?

Cada um dos submarinos da classe Ohio carrega no máximo 20 mísseis balísticos Trident II.

Eles têm um alcance de 7.400 quilômetros, o que significa que são capazes de atingir um alvo na Coreia do Norte a partir de vastas faixas dos oceanos Pacífico, Índico ou Ártico.

“Militarmente, [esses submarinos] não precisam estar perto da Coreia para atingir alvos potenciais lá”, disse Blake Herzinger, pesquisador não residente e especialista em política de defesa Indo-Pacífico do American Enterprise Institute.

Cada míssil Trident é capaz de carregar várias ogivas que podem ser direcionadas para alvos separados.

A Iniciativa de Ameaça Nuclear no James Martin Center for Nonproliferation Studies estima que cada míssil Trident pode carregar quatro ogivas nucleares, o que significa que cada submarino de míssil balístico dos EUA pode carregar cerca de 80 ogivas nucleares.

Em outras palavras, um único submarino armado com Trident poderia destruir toda a Coreia do Norte.

Por que enviar um para a Coreia do Sul?

Analistas dizem que a presença de um submarino de mísseis balísticos da Marinha dos EUA em um porto sul-coreano seria puramente simbólica – e de fato reduziria o valor militar do submarino.

“Taticamente, [os EUA e a Coreia do Sul] estão diminuindo o recurso mais poderoso do submarino; sua furtividade”, disse Carl Schuster, ex-capitão da Marinha dos EUA e ex-diretor de operações do Centro de Inteligência Conjunta do Comando do Pacífico dos EUA no Havaí. Uma das chaves para a dissuasão nuclear é a incerteza.

“A dissuasão nuclear exige que, embora o adversário saiba da existência e escala das armas do estado nuclear, não possa saber a extensão ou localização exata das capacidades ou quando elas podem ser empregadas”, comandante da Marinha dos EUA Daniel Post escreveu no jornal Proceedings do Instituto Naval dos EUA em janeiro.

Um submarino de míssil balístico dos EUA à espreita centenas de metros abaixo da superfície do oceano, a milhares de quilômetros da Coreia do Norte, ainda estaria dentro do alcance de ataque de Pyongyang, mas seria quase impossível para a Coreia do Norte detectá-lo.

Um que chegue à Coreia do Sul em uma visita ao porto – que deve ser agendada com 24 a 48 horas de antecedência – seria muito mais visível, dando uma vantagem à Coreia do Norte, disse Schuster.

“Se Kim Jong Un estava procurando fazer um ataque surpresa, nós demos a ele a localização do submarino e a hora em que ele estará lá”, disse Schuster.

Apenas simbólico?

Os EUA querem assegurar a um de seus aliados mais importantes que os apoiam, dizem analistas.

Kim Jong Un vem construindo as forças de mísseis com capacidade nuclear da Coreia do Norte, testando-as em um ritmo recorde em 2022.

Em um discurso de véspera de Ano Novo, o líder norte-coreano pediu um “aumento exponencial” no arsenal de armas nucleares de seu país em resposta ao que ele afirma serem ameaças da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.

As ameaças de Kim levaram alguns na Coreia do Sul a pedir que Seul se tornasse uma potência com armas nucleares.

Os EUA não querem ver a proliferação nuclear na península, por isso têm tentado tranquilizar seu aliado tornando suas forças mais visíveis na área, incluindo bombardeiros B-52 com capacidade nuclear nos céus da Coreia do Sul.

Kim Jung-sup, pesquisador sênior do Centro de Estudos de Defesa do Instituto Sejong em Seul, disse que os submarinos apenas enfatizam esse ponto e aumentam a credibilidade dos EUA.

“Claro, são tipos diferentes de armas, mas não acho que haja uma diferença essencial no fato de serem ativos estratégicos que enviam fundamentalmente uma mensagem de retaliação nuclear à Coreia do Norte”, disse Kim.

Quanto a tornar os submarinos dos EUA vulneráveis, alguns analistas dizem que tal cenário só aconteceria como um precursor da guerra nuclear – ponto em que o submarino já teria falhado em sua principal missão de dissuasão.

“Seu propósito fundamental é dissuadir e tranquilizar”, disse Drew Thompson, pesquisador sênior da Escola Lee Kuan Yew de Políticas Públicas da Universidade Nacional de Cingapura.

“Armas estratégicas como um submarino de míssil balístico e sua carga útil não devem ser usadas.”

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil