A cantora Marvvila, participante do Big Brother Brasil (BBB 23) revelou, nesta semana, ter nascido com um dedo a mais em uma das mãos, condição chamada tecnicamente de polidactilia. A conversa aconteceu na segunda-feira (6) entre a participante e o biomédico Ricardo.

“Eu nasci assim, foi arrancado. Eu nasci assim, vamos lá: meu avô, minha mãe, os filhos da minha mãe, a irmã da minha mãe, os sete filhos da irmã da minha mãe, meus primos, os filhos dos meus primos nascem assim. A genética é fortíssima”, explicou a cantora.

O assunto ganhou as redes sociais e a revelação aumentou as buscas pela condição na internet.

O que é polidactilia

As polidactilias são um grupo de defeitos de membros mais comuns e geralmente facilmente identificáveis, mas a sua definição e classificação por vezes deixam dúvidas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a condição tem por definição a presença de dedos adicionais nas mãos ou nos pés. O dedo adicional pode estar presente de maneira completa ou parcial.

A ocorrência pode ser em apenas um membro ou nos quatro membros de maneira simultânea. Além disso, as polidactilias podem ser isoladas ou fazer parte de quadros relacionados a outras síndromes.

A condição é definida de acordo com o eixo acometido, podendo ser classificada em três tipos: pré-axial, pós-axial e central.

Em relação ao eixo acometido, as polidactilias pré-axiais ocorrem quando o dedo adicional se trata de uma duplicação do dedão do pé (ou hálux), sendo que esta duplicação pode ser completa ou incompleta, ou seja, pode variar de apenas a ponta duplicada até o dedo duplicado integralmente.

As polidactilias pós-axiais são aquelas em que ocorre a duplicação do quinto dedo, sendo que a característica pode variar desde apenas um apêndice sem estruturas ósseas reconhecíveis até a duplicação completa do quinto dedo.

Por fim, a polidactilia central é muito mais rara do que os outros dois tipos e geralmente está mascarada pela presença de uma sindactilia, que consiste defeito na separação entre dois ou mais dedos da mão.

Fatores de risco

Os fatores de risco para ocorrência de anomalias de membros são ambientais e genéticos, segundo o Ministério da Saúde.

Os principais fatores ambientais incluem medicamentos como talidomida e misoprostol, infecção pelo vírus Zika, além de fatores mecânicos como a redução de líquido amniótico.

Entres os inúmeros fatores genéticos, incluem-se muitas alterações cromossômicas e síndromes gênicas. A ancestralidade africana também é relacionada como fator de risco para a polidactilia pós-axial não sindrômica, que não tem repercussão clínica e é de fácil manejo cirúrgico e ambulatorial.

Cuidados

O tratamento do paciente com defeitos congênitos de membros é realizado a partir de acompanhamento com equipe multidisciplinar, que pode incluir pediatras, neonatologistas, geneticistas, ortopedistas, cirurgiões-pediátricos, fisioterapeutas, psicólogos e enfermeiros.

A identificação da polidactilia deve ser realizada na avaliação do recém-nascido. No exame, os médicos devem buscar sinais e sintomas que possam indicar o diagnóstico de alguma síndrome, considerando que a condição pode ser um marcador de outros problemas genéticos.

Estudos apontam que cerca de metade dos casos de defeitos de membros ocorrem em associação com outras anomalias, reforçando a necessidade de uma busca minuciosa de outros problemas no organismo. Além disso, é indicada a realização de exames complementares radiológicos, principalmente a radiografia dos membros para melhor classificação e definição do defeito congênito.

Fonte: CNN Brasil