A Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) e a Interpol cumpriram na manhã desta sexta-feira (2) dois mandados de prisão em Lisboa, capital de Portugal, contra suspeitos de aplicar golpes financeiros contra brasileiros. Os dois eram procurados da lista Difusão Vermelha, segundo a PC-DF.

Segundo a polícia, nesta segunda fase da ação, também foram cumpridos bloqueios de contas bancárias e de criptoativos. A investigação apontou uma organização criminosa sediada em Portugal investigada por falsos investimentos conhecidos como Forex e Day Trade. Os suspeitos, embora sediados em Portugal, buscavam vítimas apenas no Brasil, segundo o inquérito.

Na primeira fase da ação, em março, cinco pessoas foram presas preventivamente em Lisboa, Alemanha e República Tcheca. Após as primeiras prisões, a investigação apurou que os criminosos tentaram se reorganizar, com a substituição dos líderes presos e reinício das atividades.

O delegado Erick Sallum, responsável pelo caso, explica que nesta ação foi possível descobrir a identidade do homem que efetivamente havia gerado os maiores prejuízos a vítimas brasileiras. “Uma delas perdeu R$ 1,5 milhão e um casal residente no DF perdeu cerca de R$ 630 mil”, detalhou. A investigação começou na delegacia do Lago Norte (DF), quando o casal registrou ocorrência.

O esquema

Segundo a Polícia Civil, os criminosos ligavam para as vítimas no Brasil se apresentando como analistas de investimento e convenciam as vítimas a investir nos programas de rendimento.

A PCDF afirma que o grupo lavava o dinheiro por meio de uma banda de samba e um restaurante em Portugal.

Sallum diz que todos os presos na primeira fase na Europa aguardam o processo de extradição para o Brasil pelo Departamento de Cooperação Internacional da Polícia Federal. Os dois presos nesta manhã também serão submetidos ao processo de extradição para responderem ao processo no Brasil.

Fonte: CNN Brasil