Um pescador e um velejador ajudaram a localizar os destroços de um caça F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB) que estava desaparecido há 40 anos. Os pedaços da aeronave foram achados em Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul.

Segundo a FAB, foram localizadas diversas partes do caça F5E Tiger II, como os motores, trem de pouso, canhão, pilones, pedaços da fuselagem, fragmentos das asas, entre outros componentes.

As buscas ocorreram após o alerta feito pelo pescador Josoé Ortiz, morador de Palmares do Sul (RS), que viu suas redes de tainha se prenderem em algum objeto submerso nas proximidades do banco das desertas.

“Sabendo que pela região havia desaparecido um caça F-5, enviou as imagens de pequenas peças e a localização aproximada do local para o velejador e piloto civil Cristian Yanzer de Lima, que procurava por pistas do F-5 há cerca de cinco anos”, disse o Chefe da Assessoria de Segurança de Voo da Base Aérea de Canoas, Major Aviador Cyríaco Bernardino Duarte de Almeida Brandão Júnior.

A partir de então, as autoridades deram início às buscas em um Navio Patrulha Benevente, com auxílio de uma lancha da Marinha e outra do Corpo de Bombeiros. A operação ocorreu de entre 7 e 10 de setembro.

“Antes de iniciarmos a missão, fizemos briefings sobre os aspectos técnicos da aeronave F-5, sobre o local dos destroços, além da definição dos procedimentos de busca. Os destroços do FAB 4831 foram localizados a uma profundidade aproximada de 7,5 metros”, incluiu o Major Brandão.

FAB, Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul participaram de operação / Divulgação/FAB

A operação se deu após o velejador Cristian Yanzer dar início a uma varredura com o equipamento Side Scan (sistema de sonar utilizado para busca e detecção de objetos embaixo d’água), do veleiro VIKYNG.

“Reflexos metálicos visíveis na tela do equipamento indicavam muitas peças, algumas grandes, espalhadas pelo leito da Lagoa, em um local distinto do que esperávamos, e a cerca de 100 metros do local onde as redes estavam colocadas. Com as imagens de sonar e as peças entregues pelo Josoé, imediatamente contatei o V COMAR”, disse Yanzer.

Desaparecimento

Em 28 de julho de 1982, o caça F-5E, de matrícula FAB 4831, pilotado pelo Tenente Aviador Edson Luiz Chiapetta Macedo desapareceu enquanto realizava, na área de treinamento sobre a Lagoa dos Patos, um combate aéreo simulado contra outro F-5E, ambos lotados na Base Aérea de Canoas (BACO).

Apesar das buscas, nunca qualquer vestígio do jato supersônico ou do piloto haviam sido encontrados, segundo a FAB.

Anos depois do acidente, o piloto desaparecido foi promovido post mortem ao posto de Major, ou seja, uma promoção que visa a expressar o reconhecimento militar morto no cumprimento do dever ou em consequência disto.

“[Avisei] por meio do Coronel Biasus, piloto de caça, e Ex-Comandante do Esquadrão Pampa e contemporâneo do aviador desaparecido neste fatídico e triste acidente. Demos o melhor em para cumprir esta nobre e humanitária missão, pedindo a Deus que acalante o coração enlutado da família e amigos sob a perda de seu amado ente querido”, acrescentou o velejador.

Destroços de caça da FAB foram localizados após operação conjunta com Marinha e Corpo de Bombeiros do RS / Divulgação/FAB

Fonte: CNN Brasil