Após 16 dias de competição, 109 medalhas de ouro e mais de um momento controverso, Pequim 2022 está oficialmente chegando ao fim. O Estádio Nacional, comumente conhecido como Ninho de Pássaro, está sediando a Cerimônia de Encerramento, enquanto a China dá adeus aos Jogos de Inverno.

Com a pandemia e as tensões políticas representando uma ameaça antes e durante a competição, o esporte está razoavelmente ileso. Agora é hora de lembrar os altos e baixos e aguardar os próximos Jogos de Inverno em Milão e Cortina, na Itália.

Confira como foi a cerimônia:

Entrega final de medalhas

As cerimônias de entrega das medalhas para as mulheres que correm 30 km de coss-contry e atravessam o país iniciam agora e também a de 50 km para os homens iniciam um evento gratuito dentro do estádio.

É um momento e tanto para a norueguesa Therese Johaug e o russo Alexander Bolshunov do Comitê Olímpico, que têm os olhos do mundo sobre eles ao apanharem as suas respectivas medalhas de ouro.

Ambos estes eventos tiveram lugar em condições amargamente duras, mas tudo isto valerá a pena agora. O anel do hino à volta do estádio, entre sorrisos radiantes e uma ou duas lágrimas.

Impressionante queima de fogos

A China sabe uma ou duas coisas sobre fogo-de-artifício. Uma incrível exibição de 90 segundos ilumina o céu de Pequim enquanto a chama olímpica se extingue no interior do estádio.

Os fogos de artifício são supostamente não tóxicos e amigos do ambiente, mas não menos impressionantes. Mais de duas semanas de competição de elite – cheias de altos e baixos –chegou ao fim. Vamos fazer tudo novamente daqui a apenas dois anos, quando Paris acolher os Jogos de Verão em 2024.

Próxima parada: Milão-Cortina 2026

Um coro de crianças subiu ao palco e canta enquanto a bandeira olímpica é hasteada dentro do estádio – bonito é um eufemismo.

O presidente do COI, Thomas Bach, entrega a bandeira aos Presidentes de Câmara de Milão e Cortina para completar o processo de entrega antes dos Jogos de Inverno de 2026 na Itália. A bandeira italiana é então hasteada sob banda sonora do hino nacional do país.

Pode estar a quatro anos de distância, mas já se iniciaram os preparativos para os próximos Jogos. “Dualidade, Juntos” é o lema para o espetáculo desportivo que promete aumentar a consciência da sustentabilidade.

A Itália já acolheu duas vezes os Jogos Olímpicos de Inverno no passado -– Cortina em 1956 e Turim em 2006 – mas será o primeiro realizado em Milão. Os Jogos 2026 acontecerão de 6 a 22 de fevereiro, enquanto que os Jogos Paraolímpicos de Inverno ocorrerão de 6 a 15 de março.

Presidente do COI agradece à China

O presidente do COI, Thomas Bach, usa seu discurso de despedida para fazer um apelo por paz e unidade enquanto agradece ao povo chinês por sediar os Jogos de Inverno.

“Dê uma chance à paz”, disse ele, pedindo aos líderes mundiais que se inspirem no espetáculo esportivo em Pequim neste mês. Bach também elogiou os organizadores por sediar os Jogos em meio à pandemia, agradecendo aos voluntários por sua gentileza e entusiasmo sempre presente.

Bach então declara oficialmente os 24º Jogos de Inverno encerrados, provocando fortes aplausos daqueles dentro do estádio. Apenas tempo para um último vídeo emocional enquanto Pequim se despede.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil