Pequim está correndo para rastrear um surto de Covid-19 que pode estar se espalhando na capital há uma semana, disseram autoridades da cidade no último sábado (23), aumentando a perspectiva de que restrições mais rigorosas possam ser implementadas em breve, de acordo com outras cidades chinesas.

Autoridades de Pequim disseram em uma coletiva de imprensa no sábado que estavam rastreando casos em vários distritos e envolvendo estudantes, grupos de turismo e trabalhadores de decoração de interiores. A capital registrou 22 novos casos locais no sábado, disseram autoridades nacionais de saúde na manhã de domingo.

“A cidade viu recentemente vários surtos envolvendo múltiplas cadeias de transmissão, e o risco de transmissão contínua e não detectada é alto. A situação é urgente e sombria”, disse o funcionário municipal Tian Wei a repórteres no sábado. “Toda a cidade deve agir imediatamente.”

A pressão para conter o surto na capital ocorre à medida que os casos continuam a crescer em Xangai, apesar de um bloqueio fracassado de semanas que interrompeu o centro financeiro. A cidade registrou mais de 20 mil novos casos no sábado, de acordo com dados nacionais divulgados na manhã deste domingo (24).

As autoridades de Xangai também anunciaram no domingo 39 novas mortes entre pacientes com Covid-19. Isso marca um recorde desde que as autoridades da cidade relataram pela primeira vez mortes no surto em andamento na cidade na segunda-feira, embora tenham sido levantadas questões sobre se os números são responsáveis ​​​​por todas as mortes.

Em Pequim, as autoridades se mobilizaram para conter a transmissão, pois mais de 20 casos foram detectados na capital durante um período da meia-noite de sexta-feira às 16h de sábado, disseram autoridades. Uma escola do ensino médio onde vários casos foram detectados foi fechada na sexta-feira, com alunos e professores do distrito obrigados a fazer vários testes de Covid-19 na próxima semana.

Várias comunidades residenciais no mesmo distrito também foram colocadas sob “gerenciamento de controle”, de acordo com a mídia estatal, usando um termo que normalmente significa que os moradores são impedidos de deixar a área enquanto são submetidos a testes.

As autoridades também alertaram os pais contra viagens para fora da cidade devido ao risco de trazer de volta a infecção.
A triagem também seria aumentada em grupos de turismo, depois que casos foram detectados entre um grupo de turistas principalmente idosos que agora estavam em quarentena, disseram autoridades. Pelo menos uma vila em um distrito suburbano de Pequim ligada a um caso positivo foi fechada enquanto testes em massa eram realizados.

A pressa para conter o surto ocorre à medida que cresce o medo em toda a China de que medidas mais rigorosas possam estar reservadas, já que o país segue uma rigorosa política de “zero-Covid” para eliminar a propagação do vírus em cada surto.
Essa política enfrentou seu desafio mais difícil desde 1º de março, quando a variante Ômicron altamente transmissível provocou vários surtos simultâneos. A contagem de casos aumentou para níveis sem precedentes na China, impulsionada por grandes surtos na província de Jilin e em Xangai, no nordeste do país.

Bloqueios e quarentenas forçadas em Xangai provocaram raiva e desespero entre os cidadãos, que lutam pelo acesso a alimentos e cuidados médicos. A cidade havia dito anteriormente que não implementaria um bloqueio completo em toda a cidade, deixando muitos despreparados quando as autoridades mudaram rapidamente de rumo no final do mês passado.

As restrições também se espalharam para outras áreas, com várias dezenas de cidades lançando alguma forma de restrições de bloqueio, de acordo com uma contagem no início deste mês. Novos casos locais foram relatados em 19 províncias no sábado, de acordo com dados nacionais.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil