Pelo menos 16 turistas morreram sob baixas temperaturas depois de ficarem presos em seus veículos no norte do Paquistão, onde milhares se aglomeraram para aproveitar a neve, disseram autoridades no sábado (8).

Com cerca de mil veículos ainda presos, o governo declarou calamidade na cidade de Murree, 64 km a nordeste da capital Islamabad.

“A população local está entregando cobertores e comida. Agora, estamos permitindo apenas veículos com cobertores e comida em direção a Murree. Todas as estradas que levam a Murree foram fechadas”, disse o ministro do Interior do Paquistão, Sheikh Rashid Ahmed, em uma mensagem de vídeo.

O ministro disse que “16 a 19 pessoas morreram dentro de seus carros”.

Pelotões do exército e forças paramilitares foram destacados para ajudar a administração civil nas operações de resgate, disse a autoridade.

Na noite de sexta-feira, o governo anunciou o fechamento de todas as estradas que levam à estação para impedir o fluxo adicional de turistas.

A nevasca, que começou na noite de terça-feira (4), continuou em intervalos regulares, atraindo milhares de turistas. Devido ao grande número de visitantes, muitas famílias acabaram ficando presas nas estradas.

A mídia local informou que mais de 100 mil veículos entraram na estação de montanha.

As autoridades não falaram sobre as causas das mortes.

Fonte: CNN Brasil