Segundo o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, entre 24 de fevereiro e 27 de março, pelo menos 1.151 civis morreram em decorrência da invasão russa, incluindo 103 crianças. Além destes, pelos menos 1.824 pessoas ficaram feridas, sendo 133 crianças.

Ainda nesta segunda-feira (28), a ONU anunciou que conseguiu, junto aos seus parceiros, entregar rações alimentares, suprimentos médicos e utensílios domésticos para Kharkiv, na Ucrânia, conforme um comunicado de Osnat Lubrani, coordenador humanitário da ONU na Ucrânia.

Os suprimentos foram fornecidos pelo Programa Mundial de Alimentos (PAM), Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

Em parceria com a Cruz Vermelha Ucraniana, os mantimentos também devem ser entregues em “áreas de difícil acesso como Izium, Balakliia e Chuhuiv”, disse Lubrani.

Durante coletiva de imprensa, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que, no mês passado, a ONU e seus parceiros alcançaram quase 900.000 pessoas, principalmente no leste da Ucrânia, com comida, abrigo, cobertores, remédios, água engarrafada e suprimentos de higiene.

*Com informações da CNN

Fonte: CNN Brasil