A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou neste domingo (3) o primeiro caso de varíola dos macacos no estado. Trata-se de um homem de 31 anos, morador de Curitiba, com histórico de viagem para São Paulo entre os dias 16 e 18 de junho.

Segundo o governo estadual, outros dois casos suspeitos da doença, em Londrina e Cascavel, continuam em investigação.

Até o momento, de acordo com levantamento da Agência CNN, São Paulo (36), Rio Grande do Sul (2), Rio de Janeiro (9), Minas Gerais (1), Ceará (1), Distrito Federal (1) e Paraná (1) registraram casos de varíola dos macacos.

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de varíola dos macacos no DF

Ministério da Saúde confirmou na noite de sábado (2) o primeiro caso de varíola dos macacos no Distrito Federal.

Trata-se de um homem entra 30 e 39 anos com histórico de viagem internacional recente. O paciente segue em isolamento domiciliar.

Confira nota da Secretaria de Saúde do DF

A Secretaria de Saúde informa que o Ministério da Saúde confirmou, na noite deste sábado (2), a infecção por monkeypox de um dos dois casos suspeitos no DF. Trata-se de um homem, 30 a 39 anos, com histórico de viagem internacional recente. Ele está em isolamento domiciliar e segue sendo monitorado pelas equipes de vigilância epidemiológica.

Casos de varíola dos macacos triplicaram na Europa nas duas últimas semanas, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma nota nesta sexta-feira (1°) afirmando que os casos de varíola dos macacos na Europa triplicaram nas duas últimas semanas. A OMS pediu uma ação “urgente e coordenada” contra proliferação da doença, visto que a região continua sendo o epicentro mundial.

Conforme os dados apresentados, a Europa representa quase 90% dos casos confirmados em laboratório relatados no mundo desde meados de maio. Ao todo, na região europeia, 31 países têm pessoas infectadas com a doença.

Fonte: CNN Brasil