O papa Francisco disse aos líderes indígenas, em seu último dia de visita ao Canadá, que estava magoado pelo fato de os católicos terem apoiado “políticas opressivas e injustas” contra eles.

O pontífice de 85 anos se encontrou nesta sexta-feira (30) com uma delegação indígena na residência do arcebispo de Quebec antes de partir para uma breve parada no território ártico de Nunavut, criado em 1999 para abrigar o povo Inuíte.

“Vim como um irmão para descobrir em primeira mão os bons e maus frutos trazidos pelos membros da família católica local ao longo dos anos”, iniciou Francisco.

“Vim em espírito de penitência para expressar minha profunda dor pelo mal infligido a vocês pelos não poucos católicos que apoiaram políticas opressivas e injustas contra esse povo”.

Ele se referia às escolas residenciais para onde mais de 150 mil crianças indígenas foram levadas após serem separadas de suas famílias entre 1870 e 1996.

Grupos religiosos, a maioria católicos, administravam as instituições para que os governos da época implementassem uma política de “assimilação cultural”.

Os menores passaram fome ou foram espancadas por falarem suas línguas nativas e muitas foram abusados sexualmente em um sistema que a Comissão de Verdade e Reconciliação do Canadá classificou como um “genocídio cultural”.

“Vim como peregrino, apesar de minhas limitações físicas, para dar mais passos adiante com vocês e por vocês”, disse.

“Faço isso para que se avance na busca da verdade, para que os processos de cura e reconciliação continuem e para que as sementes de esperança continuem sendo lançadas para as gerações futuras – indígenas e não indígenas – que desejam viver juntos, em harmonia, como irmãos e irmãs”.

Fonte: CNN Brasil