Na véspera do clássico entre Corinthians e São Paulo, decisivo para definir o líder do Campeonato Brasileiro, um outro clube da capital paulista entrou na briga pela primeira colocação: o Palmeiras. Em Caxias do Sul, o time alviverde derrotou o Juventude por 3 a 0, em partida válida pela sétima rodada, ascendendo ao segundo lugar.

O Palmeiras está com 12 pontos, à frente do terceiro, Atlético-MG, que já atuou nesta jornada, pelo saldo de gols (- 7 a 4). E só fica atrás do Corinthians, com 13. Também neste sábado (21), o Botafogo, quarto, com 12, e o Santos, quinto, com 11, empataram com América-MG (1 a 1) e Ceará (0 a 0). Assim, ficaram para trás na luta pela liderança, que pode ficar com o sexto, São Paulo, que está com 11, em caso de vitória sobre o Corinthians na Neo Química Arena.

Derrotado por 1 a 0 pelo Atlético-GO, o Coritiba é o sétimo, com 10 pontos, assim como o oitavo, América-MG, o nono, Avaí, e o décimo, Internacional. O trio está separado pelo saldo (1, 0 e -1), enquanto o time gaúcho tem uma vitória a menos. E o Flamengo subiu para o 12º lugar, após fazer 1 a 0 no Goiás, com os mesmos 9 pontos do 11º Bragantino.

Palmeiras sobe com vitória fácil

No Alfredo Jaconi, o Palmeiras manteve a sua fase ascendente no Brasileirão ao derrotar o Juventude por 3 a 0, diante de 5.513 torcedores. Assim, a sua expressiva série invicta na temporada chegou aos 12 jogos, com 9 vitórias e 3 empates. E o time ganhou os últimos 4 duelos que disputou como visitante. O Juventude, por sua vez, completou o quinto compromisso consecutivo sem ganhar em casa e está na zona de rebaixamento, em 18º lugar, com seis pontos.

O Palmeiras definiu a sua vitória no primeiro tempo, se aproveitando da fragilidade defensiva do time gaúcho. Abriu o placar aos 8 minutos, com um chute de primeira de Zé Rafael, após passe de Dudu, e marcou pela segunda vez, aos 30, após Kuscevic ganhar pelo alto e Rony completar para as redes da pequena área. Ainda teve tempo para o Palmeiras marcar pela terceira vez, nos acréscimos da etapa final. Aos 46 minutos, Gabriel Menino fez cruzamento fechado, com a bola desviando de leve em Forster antes de entrar.

Artilheiro marca, mas Botafogo perde chance de liderar

Em um confronto direto por vaga no G4, América-MG e Botafogo empataram por 1 a 1 no Independência. Foi o primeiro tropeço do time mineiro no estádio no Brasileirão, após 3 vitórias. Já a equipe carioca perdeu a chance de liderar, mas segue sem perder sob o comando do técnico Luís Castro, agora com 5 vitórias e 3 empates com o português.

Superior no primeiro tempo e após ter um gol anulado por impedimento, o América-MG abriu o placar aos 38 minutos em um lance que só foi confirmado após revisão do VAR. Aloisio buscou o passe para Henrique Almeida, mas Saravia fez o corte parcial, com a bola sobrando para o atacante, que finalizou para as redes, em posição legal, marcando pela primeira vez desde a sua chegada da China.

Depois, na etapa final, o time mineiro vinha contendo o ímpeto do Botafogo, até aparecer o artilheiro do time alvinegro. Aos 40 minutos, após cobrança de escanteio, Erison marcou de cabeça. Foi o seu quinto gol no Brasileirão, com um a menos do que o são-paulino Calleri, o artilheiro do torneio.

Patric, do América-MG, durante o empate por 1 a 1 contra o Botafogo neste sábado (21)
Patric, do América-MG, durante o empate por 1 a 1 contra o Botafogo neste sábado (21) / Mourão Panda/América

Santos tropeça em casa diferente

Em busca de um público maior e da aproximação da torcida da região metropolitana de São Paulo, o Santos levou o jogo com o Ceará para a Arena Barueri. A estratégia deu certo, tanto que 25.797 pessoas foram ao estádio, mas o time as frustrou ao não sair do 0 a 0. Assim, após 7 triunfos consecutivos na Vila Belmiro, o time tropeçou pela primeira vez como mandante com o técnico Fabián Bustos. Já o Ceará, que só venceu em sua estreia no Brasileirão, completou o quinto compromisso sem ganhar no torneio e ocupa a penúltima posição, com 5 pontos.

A partida acabou ficando marcada pelas decisões do árbitro Sávio Pereira Sampaio após consultas ao VAR na etapa final. Ele optou pela anulação de um gol de Léo Baptistão, para o Santos, por causa de uma falta na origem do lance, e pela expulsão de Richard, do Ceará, por agressão a Jhojan Julio. As infrações haviam passado despercebidas pelo árbitro.

Atacante Léo Baptistão, do Santos, passou em branco contra o Ceará neste sábado (21); partida terminou sem gols
Atacante Léo Baptistão, do Santos, passou em branco contra o Ceará neste sábado (21); partida terminou sem gols / Ivan Storti/Santos FC

Inter empata a 4ª seguida

Na Arena Pantanal, Cuiabá e Internacional ficaram no 1 a 1, em um duelo com gols no segundo tempo. O time gaúcho segue sem perder com Mano Menezes no comando, com 4 vitórias e 4 empates. Mas foi a quarta igualdade consecutiva no Brasileirão, o que impede a sua ascensão na tabela. A equipe da casa também completou o quarto jogo sem ganhar na competição e está em 15º lugar, com 8 pontos.

Valdivia, que se profissionalizou pelo Inter e defendeu o clube entre 2013 e 2017, abriu o placar aos 4 minutos da etapa final em cobrança de falta rasteira, contando com a falha do goleiro Daniel. Mas o time gaúcho igualou o placar após João Lucas cometer pênalti em Mercado, sendo expulso. Carlos de Pena converteu a cobrança, aos 37, e definiu o novo empate.

Jogando fora de casa, Inter empatou com o Cuiabá
Jogando fora de casa, Inter empatou com o Cuiabá / Ricardo Duarte/SC Internacional

Flamengo ganha para amenizar crise

Diante de 51.692 torcedores no Maracanã, o Flamengo deu um passo para encerrar a crise ao superar o Goiás por 1 a 0, pondo fim a um jejum de 4 jogos sem vitórias no Brasileirão. O time esmeraldino segue sem pontuar no torneio quando sai de Goiânia e está com 8, em 14º lugar.

O gol do Flamengo foi marcado pela novidade da escalação: o centroavante Pedro, que completou cruzamento de Matheuzinho aos 16 minutos do primeiro tempo. Mas nem a escalação certeira impediu que o técnico Paulo Sousa fosse vaiado pelos torcedores que foram ao Maracanã. Eles também hostilizaram dirigentes e viram o time quase sofrer o empate no fim, não fosse uma chance perdida por Apodi.

Flamengo pôs fim a um jejum de 4 jogos sem vitórias e bateu o Goiás por 1 a 0
Flamengo pôs fim a um jejum de 4 jogos sem vitórias e bateu o Goiás por 1 a 0 / Marcelo Cortes/Flamengo

Atlético-GO vence a primeira

Na estreia do técnico Jorginho, o Atlético-GO ganhou a primeira no Brasileirão, após 3 empates e 3 derrotas. Acompanhado por 3.650 torcedores no Antonio Accioly, venceu o Coritiba por 2 a 0. Assim, chegou aos 6 pontos, ainda dentro da zona de rebaixamento, em 17º lugar. O time paranaense, por sua vez, tropeçou pela quinta vez seguida longe de casa por diferentes torneios.

Xará do seu novo treinador, Jorginho abriu o placar aos 46 minutos do primeiro tempo, concluindo ao gol depois de passe de Hayner, na conclusão de uma bela trama ofensiva. Em desvantagem, o Coritiba deu trabalho, tanto que acertou seis vezes a meta defendida por Ronaldo. Mas não marcou.

Já no fim da segunda etapa, Henrique foi expulso, aos 40 minutos, após derrubar Airton. O atacante ainda deixou a sua marca aos 44, fazendo 2 a 0 para o Atlético-GO. E ainda viu o outro zagueiro do Coritiba, Luciano Castán, receber o cartão vermelho nos acréscimos.

Na estreia do técnico Jorginho, o Atlético-GO ganhou a primeira no Brasileirão
Na estreia do técnico Jorginho, o Atlético-GO ganhou a primeira no Brasileirão / Bruno Corsino ACG

Resultado e agenda

Aberta em 11 de maio, quando Bragantino e Atlético-MG empataram por 1 a 1, a sétima rodada do Brasileirão será concluída neste domingo (22) com a disputa de três jogos: Corinthians x São Paulo e Fortaleza x Fluminense, ambos às 16h, e Athletico-PR x Avaí, a partir das 19h.

Fonte: CNN Brasil