O vencimento da 2ª parcela do pagamento do IPVA tem início neste sábado (11) para proprietários de veículos do estado de São Paulo com placa do automóvel de final 1 e para aqueles que escolheram cota única sem desconto.

No dia seguinte, domingo (12), é a vez de motoristas com automóveis com placa final 2 quitarem o débito, e assim progressivamente, de acordo com o calendário da Secretaria da Fazenda e Planejamento do governo paulista.

Vale ressaltar que se a data de vencimento cair em um feriado ou fim de semana, como nos casos acima dos veículos com placas 1 e 2, o cidadão pode realizar o pagamento no primeiro dia seguinte em que houver expediente bancário.

Veja abaixo o calendário de vencimento do IPVA 2023 em São Paulo:

Como consultar o valor

Para consultar o valor que precisa pagar, é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento, ir em “Atendimento” e, depois, “Consulta do valor do IPVA 2023”. Depois, é preciso informar o Renavam – que se encontra no documento do veículo – e a placa.

Os proprietários de veículos que se enquadrem em imune (como de órgãos públicos e instituições de educação e assistência social), dispensado (furto, roubo, leilão como sucata, por exemplo) ou isento (táxi, moto-táxi, de deficientes físicos ou mentais, veículo com mais de 20 anos, dentre outros) não precisam pagar o IPVA.

Os que acabaram de adquirir um, o valor à vista ou a primeira parcela do tributo deve ser pagos em até 30 dias da data de emissão da nota fiscal da compra do veículo.

Modos de pagamento

O pagamento pode ser feito por rede bancária autorizada – via internet banking, terminal de autoatendimento, guichê de caixa ou débito agendado – e casas lotéricas com o Renavam.

Caso não o faça, a multa é de 0,33% ao dia mais acréscimos moratórios, com limite máximo de 20% sobre o valor do imposto.

Além disso, fica impedido o licenciamento do veículo, com possibilidade de ser apreendido e a autoridade de trânsito pode aplicar uma multa, além de pontos na carteira de habilitação. A pessoa também não conseguirá utilizar os créditos da Nota Fiscal Paulista.

Fonte: CNN Brasil