Robert E. Crimo III, identificado pela polícia como suspeito de atirar e matar seis pessoas e ferir outras dezenas na manhã de segunda-feira em um desfile de 4 de julho em Highland Park, Illinois, perto de Chicago, foi preso, disseram autoridades.

A polícia acredita que o suposto atirador abriu fogo pouco depois das 10h, horário central, do telhado de uma empresa perto da rota do desfile. A arma era um “rifle de alta potência” e o ataque parecia ser “aleatório” e “intencional”, disse Christopher Covelli, porta-voz da Força-Tarefa de Crimes Graves do Condado de Lake.

O suspeito foi preso horas após o crime

Autoridades federais, estaduais e locais identificaram Crimo na segunda após o tiroteio e pediram a ajuda do público para localizá-lo, dizendo que ele estaria dirigindo um Honda Fit prata 2010.

Robert E. Crimo III foi visto por um policial do norte de Chicago tentando fazer uma parada no trânsito, depois fugiu e liderou os policiais em uma breve perseguição antes de ser preso em Lake Forest, Illinois, disseram autoridades na segunda-feira. Ele foi preso sem incidentes, segundo a polícia.

Em vídeo feito por um transeunte, pode-se ouvir a polícia ordenando que Crimo saia do veículo. Policiais são vistos com armas em punho quando Crimo sai do veículo com as mãos no ar.

O suspeito postou imagens violentas na internet

O suposto atirador postou vídeos de música online que ele aparentemente fez, com letras sinistras e cenas animadas de violência armada.

Um vídeo mostra uma animação de desenho animado de um pistoleiro de boneco de palito, parecido com a aparência de Crimo, em equipamento tático fazendo um ataque com um rifle.

Em outro vídeo, um personagem de desenho animado semelhante a Robert E. Crimo III é retratado deitado de bruços no chão em uma poça de seu próprio sangue cercado por policiais com suas armas em punho.

As contas do Facebook e do Twitter que se acredita pertencerem a Crimo foram excluídas depois que as autoridades o nomearam como uma pessoa de interesse.

Evidências digitais ajudaram investigadores a identificar suspeitos

Policiais “processaram uma quantidade significativa de evidências digitais hoje que ajudaram os investigadores” a identificar Crimo como suspeito, disse Covelli na segunda-feira.

A polícia rotulou Robert E. Crimo III de “pessoa de interesse” durante a perseguição após o tiroteio, ao que Covelli disse: “Chamar alguém de suspeito ou pessoa de interesse, é realmente sinônimo. Acredita-se que esse indivíduo foi o responsável pelo que aconteceu e a investigação vai continuar. As acusações ainda não foram aprovadas neste momento, e estamos muito longe disso.”

A polícia de Highland Park identificou o suspeito como tendo 22 anos, mas um boletim subsequente do FBI relatou que ele tinha 21 anos.

A CNN entrou em contato com as autoridades para obter mais informações.

Tio do suspeito não viu sinais de alerta

Um tio do suspeito disse à CNN que não viu sinais de alerta que o levassem a acreditar que seu sobrinho estava envolvido em tal tragédia.

“Estou com o coração partido”, disse Paul A. Crimo, expressando remorso pelas famílias das vítimas, acrescentando que conversou longamente com a polícia na segunda-feira sobre seu sobrinho.

O suspeito mora em um apartamento atrás da casa de seu pai, disse Paul, acrescentando que viu seu sobrinho pela última vez no domingo à noite olhando para o computador e não agindo fora do comum.

Fonte: CNN Brasil