• Athuman Mtulya
  • Da BBC News Swahili em Dar es Salaam (Tanzânia)

Há 44 minutos

Equipes de resgate ao redor do avião submerso

Crédito, Charles Mwebeya TBC

Parte do avião pode ser vista na água, cercada por barcos e equipes de resgate

Um avião de passageiros caiu no Lago Vitória, na Tanzânia, enquanto tentava pousar na cidade de Bukoba, à beira do lago.

O voo da empresa Precision Air transportava 43 pessoas, das quais 26 foram resgatadas e levadas ao hospital, segundo uma autoridade local.

Equipes de resgate e pescadores locais estão na área em busca de sobreviventes.

O avião está quase completamente submerso, com apenas a ponta traseira (conhecida como barbatana) acima da água, cercada por equipes de resgate e barcos de pesca.

Uma extremidade da pista do aeroporto de Bukoba fica bem ao lado do lago.

Equipes de emergência estão usando cordas para tentar puxar a aeronave ATR-42 para fora do Lago Vitória, o maior lago da África.

“Queremos ver se o trem de pouso está preso para que possamos pedir mais assistência técnica para empurrá-lo para fora das águas”, disse o alto funcionário regional Albert Chalamila.

Os dois pilotos e dois tripulantes estão entre as 17 pessoas ainda não encontradas.

A presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, expressou suas condolências aos afetados pelo acidente e pediu calma enquanto a operação de resgate continua.

Map

O avião estava voando da maior cidade da Tanzânia, Das es Salaam, para Bukoba via Mwanza, quando supostamente encontrou uma tempestade e fortes chuvas.

A Precision Air é a maior companhia aérea privada da Tanzânia e é parcialmente controlada pela Kenya Airways. Foi fundada em 1993 e opera voos domésticos e regionais.

Fonte: BBC