Se você está em busca do que fazer no Rio de Janeiro, é hora de começar a se preparar para montar um roteiro completo com dicas especiais de pontos turísticos.

A Cidade Maravilhosa vai muito além das praias e oferece uma grande variedade de atrações para os turistas.

Sejam em instalações culturais, na natureza ou no centro histórico com sua arquitetura colonial, existem muitos locais a serem explorados.

Por isso, nesta matéria, vamos apresentar uma lista com 14 lugares para visitar no Rio de Janeiro.

O que fazer no Rio de janeiro: principais pontos turísticos da cidade

Para quem está em dúvida sobre o que fazer no Rio de Janeiro, vale destacar que a cidade oferece opções para todos os gostos.

Com diversas atrações turísticas, culturais e históricas, a cidade reserva muitas praias, museus e lugares instagramáveis para atender todos os turistas.

A seguir, você confere uma lista com as principais atrações e dicas do que fazer no Rio de Janeiro.

Cristo Redentor

Lugares para visitar no Rio de Janeiro: Cristo Redentor
/ Lugares para visitar no Rio de Janeiro: Cristo Redentor. Imagem: Pexels/Luan Gonçalves

Um dos primeiros pontos turísticos que vem à mente quando pensamos sobre o que fazer no Rio de Janeiro é o Cristo Redentor, uma das atrações mais conhecidas da cidade.

Localizado no Morro do Corcovado, o Cristo Redentor foi inaugurado em 1931 e tem 38 metros de altura, o que equivale a um prédio de 13 andares.

A atração, que completou 91 anos em 2022, é também uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e recebe cerca de 1,9 milhões de pessoas por ano.

O ponto turístico fica aberto todos os dias para visitação, das 8h às 19h. Para chegar até lá, o mais comum é pegar uma van ou ir com o trem do Corcovado, que parte da Estação Cosme Damião. Não há estacionamento para carros no local.

Lapa e barzinhos ao redor

Para quem se pergunta o que fazer no Rio de Janeiro nessa região próxima à Escadaria Selarón, explorar o bairro da Lapa é uma boa opção.

Com vida noturna agitada, o local conta com opções para conhecer a diversidade gastronômica do Rio. São diversos restaurantes, bares, baladas e salões de dança.

Por lá, também é possível encontrar rodas de samba ao ar livre, realizadas abaixo dos Arcos da Lapa.

Parque Lage

O Parque Lage é uma das atrações do Rio de Janeiro.
/ O Parque Lage é uma das atrações do Rio de Janeiro. Imagem: Unsplash/ Vinicius dos Santos

Localizado aos pés do Morro do Corcovado, no Jardim Botânico, o Parque Lage reúne natureza, arte e cultura em um só lugar.

Além de ter uma vista privilegiada do Corcovado, o local também conta com 52 hectares de área verde.

O Parque era parte de um antigo engenho de açúcar da região, mas foi comprado por um nobre inglês e mais tarde, em 1957, tornou-se um patrimônio tombado e público.

A entrada ao Parque é gratuita, mas a visita ao palacete – que dá acesso ao café e a programas culturais – deve ser agendada pelo site da Sympla.

Estádio do Maracanã

Para quem busca o que fazer no Rio de Janeiro, a visita ao Estádio do Maracanã é uma opção com muita história, arquitetura e emoção para quem gosta de futebol.

O local foi palco do milésimo gol do Pelé, recebeu diversas partidas e eventos históricos, incluindo as Copas do Mundo de 1950 e 2014.

É possível fazer uma visita guiada ao estádio ou assistir a uma partida de futebol.

Museu do Amanhã

O que conhecer no Rio de Janeiro: Museu do Amanhã
/ O que conhecer no Rio de Janeiro: Museu do Amanhã. Imagem: Pexels/Bruno Scramgnon

Inaugurado em 2015, o Museu do Amanhã fica ao lado da praça Mauá, abrigado no antigo píer Mauá, e usa a tecnologia para promover experiências interativas de ciências.

O local foi projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava e conta com cerca de 30 mil metros quadrados de área construída.

O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com a última entrada às 17h.

Jardim Botânico

Fundado em 1808, o Jardim Botânico tem mais de 500 mil metros quadrados de área verde preservada e é um patrimônio tombado.

O Jardim fica na Zona Sul do Rio de Janeiro e reúne diversas atrações naturais, incluindo trilhas, estufas de plantas exóticas e um sítio arqueológico, o Museu Casa dos Pilões – que mantém preservada uma antiga fábrica de pólvora.

Pão de Açúcar

Passeios para fazer no Rio de Janeiro: Pão de Açúcar
/ Passeios para fazer no Rio de Janeiro: Pão de Açúcar. Imagem: Unsplash/Emmaus Studio

O bondinho do Pão de Açúcar é um dos principais lugares para visitar no Rio de Janeiro.

Com vista para a orla de Copacabana, a enseada de Botafogo e da Baía de Guanabara, o teleférico liga o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar.

Inaugurado em 1912, ele foi o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro do mundo. A atração funciona diariamente das 9h às 20h, com último embarque às 18h30.

Pedra do Telégrafo

Para os turistas aventureiros em busca do que fazer no Rio de Janeiro, a trilha até a Pedra do Telégrafo é uma das atrações mais visitadas.

O local é conhecido por proporcionar uma ilusão de ótica, permitindo aos turistas fotos que dão a impressão de estar a beira de um abismo, dependendo do ângulo.

A Pedra do Telégrafo fica no bairro Barra de Guaratiba, no Parque Estadual da Pedra Branca.

São 354 metros de altitude e aproximadamente uma hora de caminhada, partindo da Igreja Nossa Senhora das Dores, em frente a Praia Grande.

Escadaria Selarón

O que visitar no Rio de Janeiro: Escadaria Selarón
/ O que visitar no Rio de Janeiro: Escadaria Selarón. Imagem: Unsplash/Thales Botelho de Sousa

Localizada entre os bairros da Lapa e Santa Teresa, a Escadaria Selarón é uma atração para quem gosta de arquitetura.

A obra, realizada pelo artista chileno Jorge Selarón, reúne um mosaico colorido de azulejos – alguns pintados à mão por Selarón.

Além das cores da bandeira do Brasil, a escada também reúne azulejos especiais de diversas partes do mundo, presentes que Selarón recebeu enquanto executava o projeto. A atração é gratuita.

Confeitaria Colombo

Entre a lista de coisas para fazer no Rio de Janeiro, tomar um café na tradicional confeitaria Colombo é um item que não pode ficar de fora do roteiro.

Com mais de 100 anos de história, o local é inspirado nos cafés europeus e chama a atenção pela arquitetura.

É possível encontrar quatro filiais do café pelo Rio, mas a matriz fica no centro da cidade e é a sede histórica, considerada patrimônio cultural.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Coisas para fazer no Rio de Janeiro: Theatro Municipal
/ Coisas para fazer no Rio de Janeiro: Theatro Municipal. Imagem: Pexels/Marcos Luis Leonardo

Quem gosta de história, cultura e arquitetura e está se perguntando o que fazer no Rio de Janeiro, a dica é visitar o Theatro Municipal da cidade.

Localizado na região central da Cidade Maravilhosa, na Cinelândia, o Theatro Municipal oferece visitas guiadas de quarta a sábado para o público geral.

O passeio tem horários determinados e deve ser agendado diretamente no site do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Mureta da Urca

Com cerca de 1km de extensão, a Mureta da Urca é conhecida por proporcionar uma vista privilegiada do pôr do sol da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar.

O local também conta com restaurantes e bares para acompanhar o cenário do final de tarde. Lá encontra-se o Bar da Urca, um dos bares mais tradicionais do Rio de Janeiro.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Atrações do Rio de Janeiro: Lagoa Rodrigo de Freitas
/ Atrações do Rio de Janeiro: Lagoa Rodrigo de Freitas. Imagem:

Com cerca de 7km de ciclovia, a Lagoa Rodrigo de Freitas é uma área ideal para apreciar a natureza, caminhar ou fazer um piquenique.

É possível alugar bicicletas e quadriciclos para explorar as margens da lagoa, além de aproveitar passeios de pedalinho ou stand up paddle.

O ponto turístico fica no bairro da Lagoa, próximo a diversas atrações do Rio de Janeiro, como as praias de Ipanema e do Leblon.

Morro do Vidigal

Localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, o Morro do Vidigal reserva atrações para os mais diversos gostos, desde os aventureiros até quem gosta da vida noturna.

Para quem se pergunta o que fazer no Rio de Janeiro, essa é uma boa opção para aproveitar diferentes experiências.

É possível, por exemplo, fazer a trilha do Morro Dois Irmãos, que termina com uma bela vista da lagoa Rodrigo de Freitas.

O morro também oferece uma ótima vista da cidade. No topo do Vidigal, encontra-se o Bar da Laje, conhecido por sua feijoada e pela vista privilegiada.

Melhores praias do Rio de Janeiro

Entre os lugares turísticos no Rio de Janeiro, as praias são algumas das atrações mais procuradas pelos turistas.

Por isso, quem busca o que fazer no Rio de Janeiro não pode deixar de incluir passeios para as principais praias da cidade.

As mais conhecidas são:

  • Prainha;
  • Praia do Diabo;
  • Praia do Leblon;
  • Praia do Grumari;
  • Praia de Ipanema;
  • Praia do Arpoador;
  • Praia da Barra da Tijuca.

Conheça mais sobre o Rio de Janeiro

Além de saber o que fazer no Rio de Janeiro, é importante conhecer outros detalhes sobre a cidade para planejar a viagem com tranquilidade.

Hospedagem, clima e como chegar até lá são alguns pontos essenciais para quem está organizando um passeio à Cidade Maravilhosa.

Como chegar ao Rio?

Mapa do Rio de Janeiro
/ Mapa do Rio de Janeiro

Para chegar ao Rio, os principais meios de transporte são ônibus, avião e carro. A cidade conta com dois aeroportos para receber os turistas: o Santos Dumont e o Galeão, sendo o primeiro mais próximo da região central.

A cidade tem ampla oferta de voos, disponíveis em três companhias aéreas: Gol, Azul e Latam.

Além dos aeroportos, o Rio de Janeiro conta com uma rodoviária nas proximidades do centro da cidade, com fácil acesso aos bairros.

Para quem vai de ônibus, basta virar a direita ao sair da rodoviária para encontrar um terminal municipal, que oferece linhas de ônibus para diversos pontos da Cidade Maravilhosa.

A viagem de carro saindo de São Paulo, por exemplo, percorre uma distância de 442 km – pouco mais de cinco horas de viagem.

Onde se hospedar no Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro é uma cidade grande e tem opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos, mas é importante considerar a localização da acomodação para facilitar o deslocamento durante a viagem.

Para quem viaja para conhecer as atrações históricas da Cidade Maravilhosa, a dica é ficar no centro do Rio, que tem boas opções de transporte e fica perto do aeroporto Santos Dumont.

O centro da cidade também fica próximo a muitos pontos turísticos, como o Museu do Amanhã, o Real Gabinete Português de Leitura e o Theatro Municipal, por exemplo. Neste ponto, o bairro de Santa Teresa costuma ser bastante procurado pelos preços mais acessíveis.

Para quem prefere mais agitação, a Lapa é outra opção interessante para hospedagem no centro do Rio de Janeiro.

Se a viagem for para aproveitar as praias cariocas, o ideal é se hospedar na Zona Sul. Nesta região, encontram-se os bairros de Ipanema, Copacabana e Leblon.

Além de ficar perto das praias, os bairros oferecem opções de restaurantes, shoppings e comércios. Eles também tem fácil acesso a outros pontos do Rio e várias estações de metrô para facilitar a locomoção.

Como é o clima do Rio de Janeiro durante o ano?

O clima do Rio de Janeiro tem uma média anual de 24º C, sendo o período de inverno, entre junho e agosto, o de temperaturas mais amenas. Durante o verão, os termômetros sobem e podem ultrapassar os 40º C.

No início de 2023, por exemplo, os termômetros registraram 40,3º, com sensação térmica de 54º C.

Encontre as melhores dicas de viagem na CNN

Fonte: CNN Brasil