Pelo menos 43 pessoas morreram e 97 ficaram feridas após a explosão da última sexta-feira (6) no Hotel Saratoga, em Havana, confirmou o Ministério da Saúde em comunicado na noite desta terça-feira (10).

O Ministério informou que entre as vítimas há quatro menores de idade, uma grávida e um estrangeiro. Da mesma forma, divulgou uma lista com os nomas das vítimas que foram identificadas.

Na terça, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, visitou pela terceira vez o entorno do Hotel Saratoga, segundo a Presidência cubana. Nas redes sociais, Díaz-Canel disse que “a prioridade continua sendo encontrar os desaparecidos”.

Possível causa da explosão

Acredita-se que um vazamento de gás seja a causa da explosão no hotel, de acordo com o Gabinete Presidencial cubano, que disse que ainda divulgará mais detalhes. “Tudo indica que a explosão foi causada por um acidente”, disse o gabinete presidencial cubano.

Testemunhas descreveram uma “enorme explosão”, que destruiu ônibus e carros do lado de fora do hotel no centro de Havana.

Uma equipe da CNN no solo viu uma mulher ensanguentada sendo carregada do local da explosão. Os bombeiros estavam usando as próprias mãos para mover pedaços de granito e pedra para tirar as pessoas dos escombros. Pedaços de toldos metálicos, varandas e grandes pedaços de pedra estavam espalhados a cerca de 90 metros do hotel.

Hotel Saratoga, que foi destruído por explosão em Havana / 06/05/2022 REUTERS/Alexandre Meneghini

Díaz-Canel também visitou o hospital Hermanos Ameijeras, para onde foram enviadas várias vítimas, segundo imagens compartilhadas pelo Gabinete Presidencial no Twitter. Ele disse que a explosão “não foi uma bomba ou um ataque, é um acidente infeliz” depois de retornar ao local da explosão.

Os hospitais continuam tratando todos os feridos e as atividades de resgate continuam, acrescentou.

O hotel foi construído no final do século XIX e, na década de 1930, era um dos hotéis mais importantes da cidade. Tem 96 quartos desde que reabriu em 2005 após uma reforma, de acordo com seu site. Personalidades como o escritor Rafael Alberti passaram por suas portas.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil