A nova pesquisa Atlas sobre a eleição presidencial e a agenda dos candidatos à Presidência estão entre os destaques desta terça-feira (27).

Pesquisa Atlas para presidente: Lula tem 48,3%; e Bolsonaro, 41%

Pesquisa Atlas sobre a eleição presidencial, divulgada nesta terça-feira (27), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 48,3% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 41%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.

Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 3,5%; Simone Tebet (MDB), com 2,1%, Felipe D’Avila (Novo), com 1,3%; e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.

Vera Lucia (PSTU) marca 0,2%; José Maria Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB) ficam com 0,1%. Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.

Os que dizem que irão votar em branco, anular ou não sabem em quem votar somam 2,3%.

Lula encontra personalidades do esporte; Bolsonaro faz motociata no Nordeste

Os candidatos à Presidência que pontuam no agregador de pesquisas CNN/Locomotiva continuam suas campanhas e têm agendas públicas nesta terça-feira (27), a cinco dias das eleições, marcadas para domingo (2).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fica em São Paulo para participar de encontro com personalidades do esporte. O evento acontece às 10h. Às 17h40, ele se encontra com empresários do grupo Esfera Brasil no bairro do Morumbi.

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), vai ao Nordeste para participar de uma motociata às 9h30. Bolsonaro passará pelas cidades de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia. No retorno a Petrolina, ele recebe, às 13h, o título de cidadão do município.

Delegados da PF pedem que Moraes seja investigado por “abuso de autoridade”

Delegados aposentados da Polícia Federal (PF) enviaram ao procurador-geral da República, Augusto Aras, uma notícia-crime em que pedem a abertura de uma investigação contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e contra o delegado Fábio Shor, da Polícia Federal, por supostos “crimes de abuso de autoridade”.

O documento foi assinado por 131 delegados aposentados da PF, na última sexta-feira (23). Eles questionam a conduta de Moraes e Shor na operação realizada em 23 de agosto contra empresários bolsonaristas, por meio de mandados de busca e apreensão, além do afastamento telemático dos investigados.

A operação, segundo a notícia-crime, teve como base um pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para que o Supremo abrisse uma investigação por causa de reportagem publicada pelo portal Metrópoles.

Prisão de eleitor fica restrita a partir de terça-feira (27)

A partir desta terça-feira (27) nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença por crime inafiançável. A regra, que tem efeito até 48 horas após o 1º turno das eleições, está prevista no Código Eleitoral e tem como propósito garantir ao cidadão o direito de votar. Aos candidatos, as mesmas normas entraram em vigor dez dias atrás.

De acordo com a legislação, qualquer pessoa detida neste período deverá ser conduzida a um juiz para verificar a legalidade da ação. Em caso de irregularidade, o ato será cancelado e quem mandou prender ou deter pode ser responsabilizado.

A chamada “imunidade eleitoral” não impede que os envolvidos em crimes no período sejam condenadas posteriormente. O mesmo ocorre em relação a pessoas que tentam impedir ou tumultuar o processo de votação.

Brasil enfrenta Tunísia nesta terça (27) em último amistoso antes da Copa

A Seleção Brasileira enfrenta a Tunísia nesta terça-feira (27) em seu último amistoso antes da Copa do Mundo do Catar. A partida acontece às 15h30 (horário de Brasília) no estádio Parc des Princes, em Paris, na França.

O técnico Tite não adiantou qual deve ser a equipe titular para o confronto. O Brasil não contará com o meia Bruno Guimarães, diagnosticado com uma lesão na coxa esquerda. Pedro, atacante do Flamengo, pode fazer sua estreia com a Canarinha.

Brasil e Tunísia só se enfrentaram uma vez na história, em 1973. Na ocasião, o Brasil venceu por 4×1 com gols de Leivinha, Paulo César Caju e Valdomiro.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

*Publicado por Léo Lopes

Fonte: CNN Brasil