O economista-chefe da EQI Asset, Stephan Kautz, disse que a indicação de um nome para o Ministério da Economia, ou de quem lideraria a pasta na equipe de transição, seria importante para “trazer credibilidade” ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na última quinta-feira (10), a bolsa brasileira teve uma queda de 5% após falas tanto do presidente eleito, quanto do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o que gerou reações negativas no mercado.

“O ponto principal é de que a quantidade de demandas sociais é grande atualmente e o novo governo que tem uma percepção de gastos públicos diferente do que está se encerrando, porém temos um limite de orçamento, então isso preocupa. Precisamos acomodar esses gastos, porém há espaço no orçamento para fazer essa acomodação. O que seria importante, então é alguém para ancorar essa discussão. O nome seria importante para trazer essa credibilidade”, disse.

Ele ainda afirmou que o mercado espera que a equipe de Lula possa construir um “orçamento crível” para 2023, tendo em vista que, segundo ele, o orçamento feito para o ano que vem já estava “defasado”.

“O mercado tem a sua construção de expectativas sobre o que seria o governo Lula, ou o que vai ser esse período de transição, e a expectativa era de que esse período fosse pra construir um orçamento crível para o ano que vem, dado que muito foi prometido durante a campanha por ambos os candidatos e o orçamento já estava um pouco defasado”, concluiu.

Fonte: CNN Brasil