O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse neste domingo (8) que o mal retornou à Ucrânia ao fazer um discurso emocionado no “Dia da Vitória”, quando a Europa comemora a rendição formal da Alemanha aos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

A vida pela qual os soldados lutaram naquela guerra chegou ao fim em 24 de fevereiro, quando as forças russas invadiram, disse Zelensky em uma mensagem de vídeo.

“O mal voltou. De novo!” disse o presidente. “De uma forma diferente, sob diferentes slogans, mas com o mesmo propósito”. Mas Zelensky afirmou que a Ucrânia e seus aliados vencerão.

“Nenhum mal pode escapar da responsabilidade, não pode se esconder em um bunker”, acrescentou em possível referência ao líder nazista Adolf Hitler, que passou os últimos dias de sua vida em um bunker em Berlim, onde cometeu suicídio nos últimos dias da guerra.

Na Rússia, o Dia da Vitória é celebrado em 9 de maio, e é um dos eventos nacionais mais importantes do país – uma lembrança dos enormes sacrifícios feitos pela União Soviética ao derrotar a Alemanha.

Fonte: CNN Brasil