Pesquisa Pulso Ciudadano divulgada neste domingo (1º) mostrou um aumento na reprovação à gestão do presidente do Chile, Gabriel Boric. O levantamento revelou também que uma das maiores preocupações dos chilenos é com a inflação.

De acordo com a última pesquisa, a reprovação do presidente chegou a 57,8%, 6,8 pontos percentuais a mais do que na consulta anterior. Da mesma forma, a aprovação caiu para 24,2% –ou seja, 3,6 p.p. a menos que no último levantamento.

Em relação ao desempenho do governo, a pesquisa indica que 63,3% desaprovam e 20,4% aprovam. Outros 15,9% não souberam responder.

A pesquisa também refletiu as principais preocupações dos chilenos, colocando em primeiro lugar a inflação e a alta dos preços, com 42,9%. A criminalidade ficou em segundo lugar, com 36,8%, e os salários em terceiro, com 21,2%.

Em relação à Convenção Constitucional, que tem o trabalho de elaborar uma nova Constituição para o Chile, 20,1% afirmaram ter confiança ou “muita confiança” no processo. Outros 24,7% disseram ter “confiança média”, enquanto 55,2% disseram ter pouca ou nenhuma confiança.

Em relação ao Plebiscito de Saída, 29,1% indicaram acreditar que a opção “Aprovação” vencerá e 40,5% selecionaram a opção “Rejeição”. Outros 30,4% indicaram que ainda não sabem qual opção vão tomar. Nesse plebiscito, a população decidirá se aprova a nova Constituição chilena.

(Com informações da CNN Chile)

Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

versão original

Fonte: CNN Brasil