O Brasil comemora em 2022 o bicentenário da independência. Como parte das celebrações, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi a Portugal e assinou nesta quinta-feira (21) um termo de cooperação com a Universidade de Coimbra que prevê ações para destacar a cultura brasileira.

Uma das iniciativas é o projeto “200 Anos, 200 Livros”, organizado pela Associação Portugal Brasil 200 anos. Serão 200 personalidades da cultura brasileira e da língua portuguesa que escolherão os 200 livros mais importantes para entender o Brasil.

Além do projeto, o Senado brasileiro também irá lançar o livro “Vozes do Brasil”, uma seleção de panfletos políticos publicados no Brasil e em Portugal entre 1821 e 1824 e que estavam até agora guardados em uma biblioteca em Washington, nos Estados Unidos. A coleção conta, a partir dos escritos inéditos da época, os embates políticos e a trajetória da nossa independência.

Nesta sexta (22), a comitiva do Senado, que também conta com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), irá se encontrar com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Será entregue um convite para que as autoridades portuguesas venham ao brasil, no dia 8 de setembro, para uma sessão solene no Congresso Nacional, que marcará o bicentenário da independência do nosso país.

(Publicado por Fábio Munhoz)

Fonte: CNN Brasil