O Golden State Warriors derrotou o Boston Celtics por 103 a 90 na noite desta quinta-feira (16) e conquistou seu quarto título da NBA nos últimos oito anos. O time da Califórnia venceu o jogo 6 das finais fora de casa e fechou a série em 4 a 2 (Confira o resultado de todos os jogos abaixo).

Estrela do time, Stephen Curry foi eleito o jogador mais valioso das finais, conquista individual que o armador ainda não tinha conquistado na carreira. Na série final, o jogador teve média de 31 pontos.

Jogando no histórico TD Garden, em Boston, os Warriors começaram o jogo atrás no placar, mas conseguiram a virada já no fim do primeiro quarto com uma sequência de 21 a 0 contra os Celtics. Com a vantagem em mãos, o Golden State controlou o jogo e foi para o intervalo vencendo por 15 pontos.

Os Celtics contaram com a ajuda da torcida para diminuir a diferença no terceiro quarto, mas não foi o suficiente para ameaçar os Warriors, que tiveram atuação brilhante no último período para sacramentar a vitória.

O time da Califórnia contou com grande atuação de Curry, com 34 pontos, 7 assistências e 7 rebotes. Fundamental na defesa, Draymond Green também contribuiu com 12 pontos, 8 assistências e 12 rebotes.

Pelo lado dos Celtics, Jaylen Brown liderou com 34 pontos, mas foi o único da equipe com mais de 20 pontos. Jayson Tatum mais uma vez ficou abaixo do esperado, com apenas 13 pontos.

NBA no Brasil

Com cerca de 45 milhões de fãs no país segundo a última pesquisa Ibope Repucom, o Brasil é o país mais estratégico para a liga que conta com fãs brasileiros apaixonados pelo esporte americano – mesmo em um momento em que o basquete brasileiro perdeu protagonismo no cenário mundial. Dono de quatro medalhas de bronze e uma de prata em Olimpíadas, o Brasil não se classificou para as Olimpíadas de Tóquio.

Para se fazer presente no Brasil e transformá-lo também no país do basquete, a NBA trabalha fortemente na área de capacitação de professores, técnicos e instrutores do esporte e já impactou um número estimado de 2,5 milhões de jovens e crianças brasileiras, além de possuir 10 mil crianças praticando basquete através da NBA Basketball School.

NBA House

NBA House / Ludmila Candal

Para celebrar os 75 anos da liga, os fãs brasileiros puderam acompanhar os seis jogos desta final protagonizada pelos times Golden State Warriors e Boston Celtics como se estivessem no Chase Center ou TD Garden.

A ‘NBA HOUSE 2022, apresentada por Budweiser’, localizada em um shopping na capital Paulista contou com um telão de 45m2 e diversas outras atrações – além de uma loja especializada em produtos licenciados da liga para mais de 3 mil pessoas por jogo que acompanharam as finais no local e esgotaram os ingressos nas seis noites.

Finais da NBA

Jogo 1: Warriors 108 x 120 Celtics
Jogo 2: Warriors 107 x 88 Celtics
Jogo 3: Celtics 116 x 100 Warriors
Jogo 4: Celtics 97 x 107 Warriors
Jogo 5: Warriors 104 x 94 Celtics
Jogo 6: Celtics 90 x 103 Warriors

Fonte: CNN Brasil