O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse neste domingo (24) que quaisquer navios que cheguem aos portos ucranianos para pegar grãos adicionais serão “inspecionados para garantir que não tragam armas”.

Em um discurso para a Liga Árabe no Cairo, Lavrov disse que qualquer navio carregando armas seria “prejudicial para a continuação do conflito”.

A invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro interrompeu os embarques e acelerou um aumento nos preços globais das commodities.

Desde o início da guerra, um bloqueio de portos ucranianos pela frota russa do Mar Negro prendeu dezenas de milhões de toneladas de grãos, piorando os gargalos da cadeia de suprimentos global.

O Egito é um dos maiores importadores de trigo do mundo e no ano passado comprou cerca de 80% dessas importações da Rússia e da Ucrânia.

Em sua resposta à guerra, o Egito foi dividido entre laços de longa data com a Rússia e sua estreita relação com as potências ocidentais que sancionaram e tentaram isolar Moscou.

Rússia, Ucrânia, Turquia e as Nações Unidas assinaram um acordo na sexta-feira (22) para reiniciar as exportações de trigo ucraniano por mar, mas um ataque russo em Odessa no sábado (23) colocou a implementação do acordo em dúvida.

Lavrov se encontrou anteriormente com o ministro das Relações Exteriores egípcio, Sameh Shoukry, e ofereceu garantias sobre o fornecimento de grãos russos ao Egito.

As embaixadas ocidentais fizeram lobby no Egito e na Liga Árabe antes da visita de Lavrov, que incluiu conversas com o presidente Abdel Fattah al-Sisi e representantes da Liga Árabe.

Fonte: CNN Brasil