A Nasa vai retirar seu foguete Artemis da plataforma de lançamento por causa do furacão Ian, anunciou a agência espacial nesta segunda-feira (26).

“Os gerentes se reuniram na segunda-feira de manhã e tomaram a decisão com base nas últimas previsões meteorológicas associadas ao furacão Ian, depois que dados adicionais coletados durante a noite não mostraram melhorias nas condições esperadas para a área do Centro Espacial Kennedy”, disse a Nasa em um comunicado.

Assim que for lançada, a missão Artemis 1 não tripulada viajará ao redor da Lua.

Embora não haja tripulação humana a bordo da missão, é o primeiro passo do programa Artemis, que visa levar humanos à Lua e, eventualmente, pousá-los em Marte.

Furacão Ian

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), o furacão Ian agora tem ventos de 120 km/h com rajadas ainda maiores. Ian está localizado a cerca de 145 quilômetros ao sul-sudoeste de Grand Cayman e a cerca de 500 quilômetros a sudeste da ponta oeste de Cuba.

Um alerta de furacão foi emitido ao longo da costa oeste da Flórida, do norte de Englewood ao rio Anclote, incluindo Tampa Bay.

Embora sua trajetória exata permaneça incerta, Ian se fortaleceu no domingo (25) à noite ao agitar o Caribe, ameaçando atingir a Flórida como um furacão com ventos fortes e tempestades perigosas.

Apesar de Ian estar forte, ainda há incerteza “maior que o normal” sobre sua trajetória e intensidade, de acordo com o NHC.

(Publicado por Ingrid Oliveira, da CNN)

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil